Novidades

Clube do Vaqueiro


Dominada pelo forró, a noite fortalezense dos anos 80 e 90 teve casas de shows marcantes, que até hoje estão guardadas na memória dos cearenses. Naqueles lugares que hoje foram extintos ou perderam a efervescência daqueles tempos, muitos viveram momentos inesquecíveis.

O negócio do forró aumentou na mesma proporção do turismo no Ceará, cujo crescimento ajudou a divulgar o ritmo em todo o Brasil. A casa noturna Pirata, especializada no balanço nordestino e conhecida como dona da segunda-feira mais animada do país, passou a constar nos guias internacionais. A reboque do sucesso, outras casas de forró foram montadas, como o Parque do Vaqueiro, a Mansão do Forró, que também pertence ao empresário Emanuel Gurgel é o Clube do Vaqueiro.

Conheça a Fazenda e Parque de Vaquejada Mastruz com Leite
Conheça o Haras Mastruz com Leite

Localizado no Eusébio, o Clube do Vaqueiro recebeu grandes nomes do forró e sertanejo. Conhecido também por atrair fãs para celebrar a festa “Forró das Antigas”, que reunia bandas do próprio casting da SomZoom, além de outras como Banda Magníficos, Noda de Caju, e tantas outras banda e artista consagrados, além é claro do local ter sido palco de vaquejadas.

Clube do Vaqueiro. Autor: Karalisa

Para dar suporte aos prolongados shows, Emanoel Gurgel construiu uma fábrica de amplificadores, com 12 técnicos. "Os alto-falantes suportam com maior segurança o calor nordestino e são 70% mais baratos que os importados", diz o técnico Frederico Plutarco Lima, gerente da fábrica, produtora de 60 aparelhos mensalmente. Com boa qualidade de timbre, os amplificadores da marca Mastruz com Leite já abastecem outros artistas, como Banda Eva e Milton Nascimento.

Conheça o Parque do Vaqueiro

Assim, com a sua retomada, em 2018 a casa realizou o último evento de grande porte. Em entrevista ao canal do YouTube “Abre a Porteira”, Fábio Porcino, atual diretor do Clube, declarou que a especulação imobiliária avançou no município de Eusébio.


Nos últimos anos, o Clube do Vaqueiro foi espaço para a realização do Festival Forró das Antigas. A Mastruz com Leite, Limão com Mel, Banda Magníficos, Forró Real, Forró da Brucelose e Banda Líbanos, subiram ao palco no dia 05 de maio daquele ano cantando grandes sucessos, animando forrozeiros e aumentando o saudosismo do público presente.

Forró das Antigas Festival 2018 - Mastruz com Leite


Forró das Antigas Festival 2018 - Banda Magníficos


Forró das Antigas Festival 2018 - Limão com Mel


Forró das Antigas Festival 2018 - Banda Líbanos


Forró das Antigas Festival 2018 - Forró da Brucelose


Forró das Antigas Festival 2018 - Forró Real

Ao que se pode ver, o Clube não mais pertencia ao Grupo SomZoom e como foi dito no início desta postagem, o Clube do Vaqueiro infelizmente se juntou a um seleto grupo de casas de shows de Fortaleza que tiveram suas atividades encerradas. Agora o Clube será transformado em um loteamento; isso acontece devido a atualmente o local se sustentar por meio de eventos pontuais e festivais de músicas.

Fica a memória das festas e vaquejadas realizadas no Clube e torcer para que não apenas a memória, mas que quem sabe um possível retorno do mesmo em um novo espaço possa ser construído e que a atual e novas gerações mantenham o legado do brilho que o este lugar tinha.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)