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MASTRUZ COM LEITE, ÚNICA BANDA CAPAZ DE GRAVAR UMA MISSA

Mastruz com Leite Gravar Missa

Sim, e se o Forró Mastruz com Leite também fosse a pioneira entre as bandas de forró eletrônico a gravar uma missa?


Afina, o que é uma Missa? Até a década de 1960 a missa era rezada em latim (com uma breve exceção), entretanto, no Concílio que aconteceu no Vaticano no papado de João XXIII que se decidiu que elas deveriam ser rezadas no vernáculo, na língua de cada país.


Durante muitos séculos a Missa foi rezada em latim e não podia usar um texto diferente do celebrado. Tinham certos movimentos dela que podia se usar aquelas palavras sagradas. Por causa disso, durante séculos, vários compositores escreveram músicas usando exatamente o mesmo texto e isso nos possibilita compararmos as abordagens musicais desses compositores ao longo do tempo, nesses quase dois mil anos.


O Ordinário da Missa, isto é, aquilo que é comum nelas, é exatamente o que acontece nas celebrações, onde tem que estar presente em todas as Missas, exceto em algumas de caráter especial, como por exemplo as das Sexta-Feira da Paixão que se tira uma parte. Esse Ordinário da Missa basicamente apresentam cinco movimentos: Kyrie, Credo, Gloria, Sanctus e Agnus Dei. O único que não é em latim é o Kyrie que tem sua origem no grego.


O que é o Kyrie? Logo no começo da missa o celebrante diz: Senhor tende piedade de nós. Cristo tende piedade de nós. Senhor tende piedade de nós. Que em grego é:


Kyrie Eleison.
Christe eleison.
Kyrie eleison.


Já o Credo (crêdo), em português a oração é:

Creio em Deus Pai, todo-poderoso.
Criador do Céu e da Terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor.
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo.
Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos.
Foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu a mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus.
Está sentado a Direita de Deus Pai todo-poderoso.
Donde há de vir julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica.
Na comunhão dos santos, na remissão dos pecados.
Na ressurreição da carne, na Vida eterna. Amém!


Esses são os dois primeiros movimentos da missa, o Kyrie e o Credo.  Toda a letra do kyrie pode-se dizer que é de fácil de musicalização, ou seja, transforma-la em música, já o Credo é mais complicado, assim os compositores tendem a "pintar com tintas pesadas, tristes" e depois alegre, onde Jesus ressuscitou.


O Ordinário tem que acontecer sempre nas Missas, chamado de Próprio. O Próprio são os textos especiais das Missas que não são as comuns. Por exemplo, uma missa de Requiem que é uma Missa fúnebre de textos especiais, onde você não tem ô Glória e sim outras orações fúnebres.


Por falar nisso, o Glória é:


Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, Rei dos céus. Deus Pai todo poderoso.
Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos
Nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo. Tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo. Acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai. Tende piedade de nós.
Só vós sois Santo. Só vós o Senhor. Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo.
Com o Espírito Santo. Na glória de Deus Pai. Amém!

Cada compositor coloca a música exatamente nesses textos. Dessa forma nós podemos comparar a instrumentação de cada época em que elas foram produzidas e no fim, o último link, tem uma playlist com as Missas citadas.


Depois do Glória temos os Sanctus:

Santo, Santo, Santo!
Senhor Deus do universo
O céu e a terra proclamam
A vossa glória!
Hosana nas alturas, Hosana
Hosana nas alturas, Hosana
Bendito aquele que vem
Em nome do Senhor
Bendito aquele que vem
Em nome do Senhor
Hosana nas alturas, Hosana


E por fim o Agnus Dei que é:


Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Essa repetição da oração funciona como uma ladainha, ela tem poder e quem acredita em tem fé acredita nesse poder. Vamos então Conheça algumas Missas para que possa fazer essa comparação. O texto acompanhará um link de playlist criada com Obras dos respectivos períodos.


O período medieval em si, vai século 5º até o século XV; mais ou menos, pois em música nada é absoluto. Aqui são aproximadamente 1000 anos em que não há acompanhamento instrumental. Existe-se sim algum órgão em algumas delas, mas o Canto Gregoriano é geralmente à capela, ou seja, sem acompanhamento musical. Também podemos encontrar esse tipo de missa por Missa Cantochão.



Playlist de Música Medieval


Da Renascença uma das mais bonitas é a do Giovanni Pierluigi da Palestrina. Compositor italiano que trabalhou na Capela Sistina e foi um dos grandes defensores da polifonia na música. Sua Missa a chamada Missa Papae Marcelli, a qual apresenta esses movimentos sendo ela uma polifonia renascentista.


Playlist de Música Renascentista


Do Barroco temos um exemplo da Missa em B (si) menor do Johann Sebastian Bach. Uma Missa Medieval dura às vezes durante 20 minutos, a do Palestino tem algo aproximado de 25 minutos, já essa do Bach tem quase duas horas justamente porque o ator destrincha todo o texto.


Playlist de Música Barroca


O Clássico, citamos duas Missas do Wolfgang Amadeus Mozart. Há a Missa da Coroação que uma missa curta, pois segundo uma tradição, conta-se que o Arcebispo de Salzburg (Áustria) não gostava de Missas longas. Além da Missa da Coroação temos também a Missa em C (dó) menor que o compositor não a terminou ele não escreveu o Agnus Dei.


Playlist de Música Classicista


Do Romântico citaremos duas Missas completamente diferentes. Se uma das características do clássico é a elegância as do romantismo são o exagero, a emoção. Franz Schubert escreveu a Missa em G (sol) que é relativamente curta e Anton Bruckner escreveu a Missa em E (mi) menor para couros e metais (trompete, trombone, tuba, trompa, entre outros).


Playlist de Música Romântica


O mais importante de tudo isso é compreender que as Missas Medievais, Renascentistas, Barrocas, Clássicas e Românticas eram em latim e grego, já as próximas que são as Missas Modernas, são no vernacular.


Existe uma Missa Afro-Brasileira do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Esse compositor mistura o latim com o português, assim ele respeitou a liturgia em latim e a traduziu para o português. Além dele, fica a indicação da Missa de Ariel Ramirez (Missa Criolla). Essas duas citadas respeitam os textos da Missa em sua totalidade, ou seja, os seus cinco movimentos ordinários.


Já a do Leonard Bernstein que era judeu, adicionou outros textos em sua Missa - chamada de Mass -, além de usar guitarra, contrabaixo elétrico, entre outros instrumentos e com certeza é uma das mais difíceis de se ouvir. A The Armed Man do Karl Jenkins vem de uma tradição das missas antigas, onde existia uma canção no período medieval que é uma canção popular e por ter ficado muito famosa os compositores medievais resolveram usar a melodia para fazer a missa.


Playlist de Música Modernista


Como vimos, o gênero musical “Missa” é uma forma musicada ligada à liturgia católica, onde muitas vezes foi explorado na música erudita. Há grandes criadores de Missas da história, profundos conhecedores da estrutura musical formal, entretanto, existe-se também compositores modernos que mesmo com formações populares criaram missas de altíssimo valor estético, como por exemplo, o Quinteto Violado.



Dessa forma podemos dizer que existisse duas espécies de "Missa" como gênero musical, a do “modo litúrgico” e a do  “modo popular”. Por exemplo, "A Morte do Vaqueiro" composta por Luiz Gonzaga e Nelson Barbalho em 1963.


A afirmação desse tema  Mastruz com Leite é a única (banda de forró) capaz de gravar uma Missa, torna-se verdadeira a partir do momento em que a própria história dela fala por si só. Suas canções e discos conceituais, a não inserção na modernidade pelo simples modus operandi de sobrevivência midiática, da capacidade técnica dos músicos, direção e produção musical, ao mínimo respaldam essa afirmativa.


Contudo, bem sabemos que por mais que a banda seja aqui também a pioneira em produzir algo dessa envergadura, observamos que esse produto de vanguarda em nada traria benefícios midiáticos para ela, vide a simples observação dos artistas mainstream em nosso país. Pensar e produzir algo desse tamanho, certamente a colocaria num patamar único, ao lado de gênios de obras mundiais, bastaria saber se seus fãs estariam preparados para algo gigantesco.




Playlist das Missas

Fonte: Professor e maestro Alexandre Innecco do ECAI

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