Conheça os Vocalistas

Novidades

Bootlegs




Mas afinal, o que são bootlegs? Anteriormente em nosso website, a nossa política de uso era simples: liberar links de shows realizados do Forró Mastruz com Leite, não apenas o áudio, bem como todos os materiais que eu dispunha da banda.

Mas essa premissa básica causou frustações. Nem dávamos os devidos créditos da autoria da pessoa responsável da gravação, vide a dificuldade da identificação e sofríamos com terceiros que copiavam as artes por mim produzidas. Somado ao trabalho de renomear canção por canção, e a dedicação de outros mais para a produção dos mesmos, foi preciso dá um basta.

Bootleg não é pirataria. É comum vermos essa frase ser usada em diversos fóruns na internet e até mesmo em congressos de fãs de determinada banda como justificativa para a disseminação de conteúdo artístico e/ou intelectual sem a devida autorização do autor ou detentor dos direitos.

Os melhores argumentos de quem defende o bootleg são fracos: "não trazem prejuízo a ninguém" e "ajuda a divulgar o nome do artista, seja em qual ambiente for". Pura balela.

A divulgação de material não autorizado, em última instância, lesa o artista na medida em que. obviamente, ele não recebe nada pela divulgação/disseminação; e também causa lesão ao permitir que material de qualidade inferior, descartado seja lá qual for o motivo, chegue ao ouvinte, causando "má impressão".

Bootleg é sim pirataria, mas desde os anos 90 deixou de ser uma preocupação para os artistas. Geralmente esse tipo de material só interessa a fanáticos ou colecionadores, daqueles que querem ter tudo de um artista, mesmo que seja uma conversa de camarim ou som do artista vomitando.

O grande problema para o mercado cultural, para artistas e para as gravadoras, é a pura e simples clonagem de um CD/DVD/livro, sempre em qualidade inferior. Isso sim lesa o produtor de cultura.

Os bootlegs chegaram a preocupar as gravadoras no período entre 1985 e 1995, quando o CD ficou popular. Muitos bootlegs - a esmagadora maioria gravações de shows nunca lançados, sobras de estúdio, gravações alternativas de músicas de sucesso ou tediosos ensaios - foram produzidos em escala quase industrial em países como Itália e União Soviética (depois Rússia).

Nos dois países, a legislação a respeito de direitos autorais continha brechas que acabavam por estimular a criação e comercialização de tais produtos. Ficaram famosos no Brasil e na Argentina os "italianos" com um cachorro como "selo musical" contendo shows de artistas dos mais variados. As quantidades de cada um dos produtos eram sempre pequenas, nunca ultrapassando mil cópias.

Esse material geralmente era vendido às gravadoras piratas italianas, russas e até japonesas geralmente por integrantes de fã-clubes ou até mesmo de equipes que faziam som nos shows, gravando muitas vezes o áudio direto da mesa.

A pirataria bootleg do tipo italiana perdeu força na segunda metade da década de 90 com o aperto na legislação e fiscalização na Itália e na Rússia. A internet virou o paraíso para esse tipo de conteúdo, disseminado de graça, mas chamando a atenção somente dos fanáticos.

Os artistas detestam, pois consideram que todo bootleg não passa de material ruim, sem qualidade necessária para se tornar um produto oficial. As gravadoras idem, porque bootleg em tese canibaliza um eventual lançamento de CD ao vivo.

Alguns artistas tentam tirar vantagem do fanatismo e aderem, até certo ponto, à estratégia: The Who e Pearl Jam, por exemplo, chegaram a colocar à venda mais de 130 shows, em CD e em DVD, diretamente em seus sites oficiais. Tiveram vendas satisfatórias, mas insuficientes para justificarem tal investimento. Fizeram u=isso por apenas uma turnê e depois abandonaram a ideia.

A prática mais comum no combate aos bootlegs, mas que não passa de oportunismo barato e imoral, é a reedição de CDs ou de discografias inteiras em CD com a inclusão de "bônus" - gravações ao vivo ou músicas gravadas mas nunca lançadas oficialmente. Quem tem todos os discos de uma banda e é fanático acaba por comprar novamente os álbuns com as "novidades".

Seja como for, o bootleg é pirataria sim, mesmo que seja considerada por muitos do "bem", já que normalmente não causa lesão financeira ou artística ao artista e muito menos às gravadoras.

O mercado tem é de combater a pirataria verdadeira, que é a clonagem grosseira e barata de originais, essa sim lesiva em todos os sentidos. Em tempos de todo tipo de download na internet, os bootlegs são os menores problemas para artistas, produtores e empresários do meio.
Ao me deparar com a questão bootlegs, resolvi mudar a política de conteúdo, integrando a não disponibilidade em download - já não distribuíamos links de material oficial - de MP3.

E como ficaremos?

Eu (Wesley) ainda continuo a produzir as Fanmade, tanto para os encartes de CDs, DVDs e BOX como era feito anteriormente, porém, todas as artes serão refeitas com um caráter profissional e não mais disponibilizada. (Não quero ver produtos do Forró Mastruz com Leite sendo comercializado por aí com artes produzidas por mim)


Conheça os nossos Fanmades


Os shows que possuo e que transformo em Fanmade estão por aí pela internet, qualquer um pode fazer o seu download, porém as artes serão apenas para consumo próprio, limitadíssimos a membros permanentes do fã clube.


Como obter acesso aos fóruns de downloads?

O acesso aos fóruns de downloads é restrito e sendo assim, apenas usuários autorizados podem acessar o conteúdo de seus tópicos, mesmo assim com restrições. Atualmente existem 2 meios de se obter o acesso:

1. Ter 30 ou mais mensagens postadas no fórum do Discord, ser cadastrado há mais de 30 dias e com participação ativa.

Aos usuários com 30 ou mais mensagens e mais de 30 dias de cadastro o acesso a parte de downloads do fórum é dada MANUALMENTE, via pedido por Mensagem Particular a um dos moderadores. Caso as mensagens se caracterizem como spam com o intuito claro de atingir a quantidade mínima de posts, os moderadores se reservarão ao direito de negar o acesso do usuário aos fóruns de downloads por tempo indeterminado.

2. Contribuir com os fóruns de downloads

Embora os usuários não autorizados não consigam ler as mensagens dos fóruns de downloads, eles tem permissão para criarem tópicos. Caso o usuário disponibilize algum material inédito para a seção de downloads (áudio/vídeo, material não oficial) ENVIADO POR ELE, ele ganhará também permissão para visualizar o restante dos tópicos. No entanto, a permissão também é dada manualmente por um dos moderadores após análise do conteúdo e pode levar até 24h para ser autorizada. Para facilitar a conferência do link, coloque no final do nome do arquivo "www.faclubearrochaono.com.br" para garantir que o link tenha sido enviado por você mesmo.

Embora já esteja escrito isso, ressaltarei: Materiais oficiais não são permitidos. Assim sendo, usuários que postarem materiais oficiais, não ganharão acesso a área de downloads.


___________________________________________________________________________________



FAQ SOBRE OS BOOTLEGS


1. Amigo, acabei de entrar no fórum e não consigo entrar nos tópicos para baixar os arquivos! Aparece uma mensagem falando sobre ter 30 posts! Me ajuda!

AN: Jovem, leia o post acima que você entenderá o porquê de não conseguir baixar nada.


2. É uma injustiça isso que você fez! Eu quero baixar!

AN: Para tentar inibir o roubo de links por lurkers e devido a falta de consideração da maioria dos usuários que vinham apenas para baixar e nem ao menos se davam ao trabalho de agradecer o tempo gasto por nossos uploaders, esta medida teve de ser tomada.


3. Eu atingi 30 mensagens, mas não estou conseguindo acessar mais a parte de downloads!

AN: Suas mensagens foram produtivas? Você tem mais de 30 dias de cadastro? Caso tenha se limitado a spammar o fórum para conseguir 30 posts sua permissão de acesso provavelmente foi negada. Caso não tenha sido este o caso, entre em contato com um dos moderadores para verificarmos o que houve.


4. Eu tenho menos de 30 posts, mas enviei material para o fórum! Quero meu acesso!

AN: Opção 1: O material que você enviou é oficial? Se for, material oficial não é permitido no fórum, logo, não ganhará acesso a seção de downloads. Caso não seja material oficial, aguarde que em 24 horas seu cadastro deve ser liberado para acessar os downloads.


AN: Opção 2: Foi VOCÊ que fez o upload do arquivo ou simplesmente roubou links de outro lugar sem dar os devidos créditos? Se for a segunda opção, seu acesso não será liberado, uma vez que não seremos hipócritas em evitar que isto ocorra com nossos links, ao mesmo tempo que links alheios sejam usados dessa forma no fórum. Caso não seja o caso e você tenha feito o upload, aguarde a liberação manual de seu acesso em até 24h.


5. Eu perdi meu acesso ao subfórum de downloads. Como eu faço para ganha-lo de novo?

AN: Se você se mostrar uma boa pessoa e participar do fórum com mensagens produtivas, eventualmente seu acesso ao subfórum de downloads será reautorizado.


6. E se o download que eu quero baixar tiver expirado no servidor enquanto eu tento atingir as 30 mensagens? Vocês reenviam o arquivo?

AN: Esse é um risco que você corre. Infelizmente, o reenvio do arquivo não é garantido. No entanto, dependendo do arquivo que for e se você for educado, as chances de reenviá-lo serão maiores.


7. Eu quero contribuir, mas para onde eu envio o arquivo?

AN: Utilize algum site de hospedagem de arquivos. Dê preferência ao Mega - http://mega.co.nz - pois este apresenta melhor taxa de download.


___________________________________________________________________________________


cassete

cd



Blu-ray








Qualquer outra dúvida, sinta-se livre para postá-la em nosso Fórum no Discord.

Fonte: Estadão

As adaptações textuais foram baseadas em cima do material acessado no Metálica Remais ®
Wesley Rodrigues de Aquino – Administrador/Editor chefe do Arrocha o Nó.