Novidades

Fazenda e Parque de Vaquejada Mastruz com Leite


O Mastruz com Leite que já tinha instalada em Fortaleza um moderno estúdio de gravação, criou o selo Somzoom, onde, para dar suporte a ele, Emanoel Gurgel montou uma estrutura digna das grandes gravadoras, para criar sucessos, embalar e distribui-los aos mais distantes rincões do Brasil.

Na garupa dessa revolução, o grupo passou a investir numa outra cara tradição do povo nordestino: a vaquejada. Surgida em tempos imemoriais, a vaquejada perdeu, com os anos de seca e de êxodo, sua importância. Agora ela ressurge com um novo formato – associada a shows e premiações milionárias.

O grupo Mastruz com Leite investiu nesse filão criando um Circuito de Vaquejadas Mastruz com Leite, que promoveu uma série de vaquejadas em toda região nordeste e até no Rio de Janeiro. Para apoiar suas bandas, seus artistas exclusivos e agenciados e seu circuito de vaquejada, bem como promover sua produção, o grupo utilizou o meio rádio, através da Somzoom Sat.

Na programação da rede, o destaque é total para os “sucessos” da bandas pertencentes ao grupo e para os artistas agenciados ou gravados pelo selo Somzoom, para informações sobre a região e noticiário nacional e regional, nos mesmos moldes das emissoras tradicionais.

A vaquejada é uma das festas mais populares e tradicionais do Nordeste, e a maior do estado do Ceará. Distantes 80km separam a cidade de Fortaleza a Fazenda e Parque de Vaquejada Mastruz com Leite fica no município de Pentecoste.

Não sabemos precisar o ano em que foi inaugurado o Parque, mas se pensar que o primeiro CD ao vivo da Mastruz com Leite foi registrado lá em 1997, onde o mesmo foi gravado no espaço de eventos, podemos deduzir que o mesmo veio um pouco antes desta gravação.


Fazenda e Parque de Vaquejada Mastruz com Leite 2011

O retorno da festa - a 12ª edição - aconteceu nos dias 25 (sexta) e 26 (sábado) de novembro de 2011, e uma maratona de forró e muita animação, tomou conta da cidade de Pentecoste. Para abrir o evento às bandas Forró do Bom, Forró Estourado e Forró Real animaram o público.

No dia seguinte, os forrozeiros curtiram a maior banda de forró do mundo/ Mastruz com Leite, que marcou presença juntamente com Limão com Mel e a Banda Magníficos, relembrando seus grandes sucessos e fazendo o verdadeiro forró das antigas.


Já a 13ª Vaquejada de Pentecoste na Fazenda e Parque de Vaquejada Mastruz com Leite em 2012 aconteceu nos dias 07 (Toca do Vale, Forró Real e Forró do Movimento) e 08 de setembro (Mastruz com Leite, Limão com Mel e Banda Magníficos.

Esse retorno no ano seguinte reforça a força que a Vaquejada possui, uma determinada representatividade e força local, além de afirmar a parceria entre a SomZoom Eventos e a Social Music.Também naquele ano, fortalecido no meio a nova aposta da empresa do Emanoel Gurgel, o Mastruz da Sorte.


Nem só de shows os circuitos de vaquejada na Fazenda e Parque de Vaquejada vivia, pois o espaço também foi responsável por fomentar o trabalho, emprego e produção agrícola de muitas pessoas da região. Os circuitos de vaquejadas envolvem premiações, estimulam a produção local.

Como foi percebido, a abertura dos portões da Fazenda Mastruz com Leite vieram em um momento altamente oportuno devido o forte poder que a marca da banda manteve em sua longínqua história, mesmo depois de uma conturbada desestruturação da identidade musical nordestina.

Assim, o Forró das Antigas, restabelecendo os grandes nomes novamente no mercado de shows, a criação da TV SomZoom e do Mastruz da Sorte, o ressurgimento de bandas como Rabo de Saia e o fortalecimento de outras como Catuaba com Amendoim, Mel com Terra e porque não, o Forró Cavalo de Pau, deram à vaquejada de Pentecoste o status quo de momentos áureos passados.

Infelizmente este foi o último registro de evento no Parque. Não temos informações se por lá ainda há a existência de outras festas sem a presença do show buiness, pois há diversos registros de pessoas que passam em frente ao local e registram com vídeo e fotografias o espaço que aparenta está em estado de abandono.

O certo é que quem ouve os CDs gravados por lá, certamente o coração bate mais forte em idealizar a sua presença nesse espaço mágico, e aos que tiveram a satisfação de algum dia se fazer presente fica a saudade.

Um comentário:

  1. Eita, quantas saudades desse tempo, não conheço esse parque, mas, as festas que eram feitas por lá eram uma verdadeira revolução, todo mundo noticiava, era aguardada por todos. Imagino em setembro de 1997 aquela multidão cantando os sucessos do Mastruz Com Leite na gravação do seu 1º CD ao vivo. Quem teve a oportunidade de viver esse momento pode se considerar sortudo, porque esse show foi histórico e inesquecível,o melhor CD ao vivo da banda. Eu amo o Mastruz Com Leite, para mim ainda é a melhor banda de forró do Brasil.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)