Novidades

Somzoom e Suas Bandas


A Somzoom Sat compreende um conjunto de outras empresas no mesmo segmento que vai desde o rádio via satélite ao entretenimento: disco, selo fonográfico, casas de shows e bandas de forró. (LIMA, 2005)
De acordo com Oliveira Martins (2003), Diretor Comercial e Cultural do grupo, a estrutura do Somzoom Sat vai além da cabeça de rede, a base da programação em satélite:

“(...) temos a gravadora, a editora, temos nossas bandas como Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, que fazem parte desse grupo; como alguns parques de vaquejada, que fazem parte também do grupo, etc.” (MARTINS, 2003).

O forró eletrônico é contemporâneo da segunda fase do forró universitário. Ele surgiu em 1993 e se inspira na música sertaneja romântica (country music), no romantismo dito brega e na axé music. As bandas de forró eletrônico são compostas por músicos, bailarinos e dezenas de integrantes. (LIMA, 2005)

Existem em média aproximadamente 600 bandas de forró em todo o Brasil (SILVA, 2003, p. 112). Sendo, em sua grande maioria criada, produzida no Nordeste brasileiro, reforçando a indústria cultural regional.

As bandas desse forró pós-moderno surgiram com a maquiagem do romantismo brega e o apelo sensual. Elas foram incorporando em seu repertório tanto atributos da música romântica, quanto letras satirizando alguns personagens do cotidiano e regravações de músicas de artistas tradicionais com ritmo e arranjos atuais (SILVA, 2003, p. 113).

O surgimento da banda Mastruz com Leite, cujo objetivo foi em apresentar uma nova estética para o forró tradicional e como uma evolução do próprio forró; comercial: a partir da perspectiva da música- mercadoria enquanto produto de consumo; pioneirismo: a partir do Mastruz com Leite surgiram outras bandas que começaram compor a indústria cultural regional. (LIMA, 2005)

Assim, podemos conhecer um pouco as bandas que fizeram e fazem parte do casting do grupo SomZoom.


I - FORRÓ MASTRUZ COM LEITE


Desta banda matriz, digamos assim, surgiu o “conglomerado” de empresas e segmentos voltados ao mercado cultural, da indústria regional, e o mercado midiático, englobando a cabeça de rede de rádio, via satélite, com sua programação voltada ao forró; Editora Passaré; selo fonográfico, distribuidora de CDs, lojas, realização de shows, e outros segmentos que ajudam a montar e manter a estrutura empresarial e comercial ligada ao forró, como outras bandas também, estúdio de gravação, Somzoom Stúdio, no qual são produzidos vários dos CDs:

O estúdio de gravações Somzoom possui uma estrutura digna das grandes gravadoras. Desse modo, cria os sucessos, embala -os e os distribui por todo o país, ocasionando uma independência em relação ao eixo Rio-São Paulo, posto que o grupo possui o seu próprio selo fonográfico. Este selo (Somzoom), vem se consolidando através da utilização de toda estrutura de mídia e apoio à produção do grupo, como, por exemplo, a Rede de Satélite Somzoom Sat e as próprias bandas do grupo, que se divulgam mutuamente, uma vez que foram criadas todas sob o mesmo molde de sua matriz (Mastruz com Leite ) e permanecem assim ainda hoje nos shows e nos cds.

No dia 22 de dezembro de 1990, foi realizado o primeiro show do Mastruz como principal atração no Mangueira Clube em Fortaleza. O sucesso veio à tona e o grupo ficou conhecido, expandindo novos contratos de shows pelas principais cidades do interior do Ceará (Quixadá, Crato, Sobral, Iguatu, Crateús, etc.), até chegar em Araripina/PE, onde ocorreu o primeiro show além das divisas do Estado cearense.

Hoje a banda percorre o Brasil inteiro e já esteve em Ney Wark, Stanford e Massachusetts nos Estados Unidos, além de várias turnês em Genebra, Suíça, Lisboa, Porto e Zurique na Europa. As primeiras gravações de shows do Mastruz eram feitas em um estúdio caseiro e vendidas em fita K7.

Depois realizou se um trabalho profissional gravando a música “Rei do Baralho”, seu primeiro sucesso musical. A partir daí gravaram o 1º LP (Arrocha o Nó) pela Continental. Logo depois veio o LP (Coisa Nossa), com a canção “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, estourada nas rádios projetando a banda no cenário nacional.

O Mastruz saiu dos LP’s e entrou na onda do CD. Discos e mais discos foram surgindo, totalizando 47 álbuns gravados pela SomZoom Studio, fora os projetos paralelos lançado sem parceria com gravadoras famosas como: a Sony, a Polygram e a EMI. Elevando ainda mais a quantidade de CD’s lançados no mercado fonográfico.

De 1990 pra cá, a banda mãe (como é conhecida) além 47 discos gravados pertencentes a sua discografia oficial também foram produzidos dois DVDs ambos gravados no Estado de Pernambuco.


II - BANDA AQUARIUS


Fundada em 1990, a Banda Aquarius começou tocando Baile. É a primeira banda do Grupo Som Zoom, surgindo depois Mastruz com Leite que tocava nos intervalos dos shows da Aquarius. Com o sucesso do Forró em 1993, a Banda Aquarius grava seu primeiro trabalho (vinil), intitulado Os Engomados do Forró. Em 1994, a Banda ultrapassa as fronteiras Cearenses e faz sucesso com o CD Asas da Imaginação, música que homenageia Ayrton Senna.

O primeiro estado a receber a Banda Aquarius foi o de Pernambuco. Logo após, a banda invade o Brasil e estoura várias músicas como: Tem gente, Amor canibal, A pílula do amor, Olhinhos de Fogueira… A dupla Chico Lopes e Xampu incrementa o show com o grande sucesso Fã de Eliane, O chorão e outros, mantendo assim o ponto alto e o estilo da banda, a irreverência.

Com nove CDs gravados, a Banda Aquarius tocou nos maiores eventos do Brasil e grandes Micaretas, como a Micarecandanga (Brasília), Micarina (Teresina), e ainda o maior carnaval brasileiro, o de Salvador. Com isso chamou a atenção das grandes emissoras de TV, onde a banda fez os principais programas, entre eles Raul Gil e Eliana, Ana Maria Braga, fazendo sucesso por onde passava.

Em outubro de 2008, a Banda passa a ser comandada pelo empresário Erilson Hermes de Mendonça, fazendo parte do Grupo da Star Produções, onde recebeu um forte investimento em estrutura, e com isso a banda volta a fazer parte dos principais eventos do cenário nacional onde vem cantando os seus grandes sucessos valorizando o Forró das Antigas. E em 2015, lançou a turnê de 25 Anos de comemoração da Banda, com o cantor Xampu que está desde o início do projeto e em 2019 tivemos a gravação em Fortaleza do seu primeiro DVD em comemoração aos 30 anos.


III - BANDA STYLLUS


Grupo de forró fundado em julho de 1989, pelo cantor e compositor Edinir. O grupo inicialmente chamava-se “Banda Styllus 7”, pois era formado por Edinir e seus 6 irmãos. Segundo as palavras dele, “eram 7 irmãos e 7 notas musicais”. Em 1991, já com o nome modificado para “Ednir e Banda Styllus”, lançaram seu primeiro disco, “Mistura”, que apresentou a música de trabalho “Coração Velho”.

O segundo LP foi gravado no início de 1992. Entretanto, dias após a gravação, o criador do grupo, Edinir, faleceu em um acidente de moto. No CD, foi lançada a sua composição “Vida de Vaqueiro”, que seria regravada por vários outros artistas, entre eles, Mastruz com Leite.

Após a morte de Edinir, os irmãos Ailson Maia e Joáb Maia assumiram a liderança. Em 1994, assinaram contrato com a gravadora Som Zoom, através da qual gravaram vários CDs, entre eles: Dor de Saudade, que trouxe os sucessos “Dor de Saudade”, Coração Velho II, “Styllão” e “Você me Magoou”. Músicos participantes do CD Dor de Saudada de (Acordeom: Raimundo Silva, Bateria: Everton Maia (Batatinha) Baixo: Adalberto, Guitarra: Zé Guitarra, Teclados: Carlinhos Tecla, Percussão: Berg e Sérgio, Sax: José Nilson, Voz: Nilberton, Joab e Tetê, Vocal: Tetê, França, Carlinhos, Silvina e Everton Maia (Batatinha) Nesse mesmo ano, a cantora Rosângela passa a integrar o grupo.

O quinto CD da banda, “Flertes”, lançado em 1997, fez sucesso com as músicas “Vem me amar”, “Lágrimas de amor” e a própria faixa-título “Flertes”, ganhando destaque na voz de Daniela Campelo, na época, recém chegada na banda. A partir de 1998, com um nome já consolidado no nordeste, passaram a gravar de forma independente.

Em 2001, após uma década dedicada ao forró, lançaram o CD ”O Lambadão 2001”, que apresentou o maior sucesso da história do grupo, a música “Toque Toque DJ”, com a qual fizeram sucesso nacional, e apresentaram-se em programas de TV a nível nacional, em canais como Rede Globo, SBT, Record e Rede TV. Mas após a febre do lambadão, o grupo retorna ao estilo que o consagrou. Até 2012, lançaram 13 discos, sendo 2 LPs com o nome “Edinir e Banda Styllus”, e, 12 CDs após a morte de Edinir.


IV - CATUABA COM AMENDOIM


O Forró Catuaba com Amendoim foi formado em 1996 pelos integrantes Socorro Raulino, Kiko Salis, Cláudia Lombardi, Luciano, B. Jota, Francisco José e Francisco José II são os bateristas, Agnaldo toca contrabaixo e Lídio é o tecladista.

No mesmo ano, foi lançados pelo selo Somzoom o primeiro CD do grupo "Tesão do forró", este que lançou a banda regionalmente, possibilitando a realização de shows e turnês.

Em seguida foi lançado o disco "Catuaba canta Teixeirinha", numa homenagem a um dos mais importantes nomes da música gaúcha. Depois foi a vez de "Duplo sentido", lançado pela Sony Music.

A banda obteve grande destaque no cenário do forró estilizado. Um dos seus grandes sucessos foi a música Saga de Um Vaqueiro, interpretada pelo cantor Neto Rapariga (Neto Leite) gravado no seu quarto CD e o primeiro ao vivo da banda em 1999, onde logo se tornou um grande sucesso no circuito do forró.

Ao todo foram produzidos doze trabalhos da vida discográfica da banda: Os já mencionados O Tesão Do Forró, Canta Texeirinha e o Duplo Sentido, além de três Ao Vivo, um cantando Petrúcio Amorim, outro Acústico, e os CDs Casamento De Navara e seu último trabalho, o Senha Secreta. Faz parte dessa rica trajetória de existência também um DVD gravado na Casa de Forró em Fortaleza.

Em 2018 o empresário Emanuel Gurgel, proprietário da banda, havia desativado-a, porém no ano passado (2019) vimos a banda voltando aos palcos tendo na frente dos vocais a cantora Glyece Costa e o Mário Augusto.


V - MEL COM TERRA


Forró Mel Com Terra ou simplesmente Mel Com Terra, como se costumam chamar, é uma banda cearense de forró sendo uma das pioneiras do gênero junto com as bandas Mastruz com Leite, Cavalo de Pau e Rabo de Saia.

Criada em 1992, Mel Com Terra é uma das mais famosas bandas de forró da década de 1990, com uma trajetória de sucesso em todo o Nordeste brasileiro, com canções emocionantes e românticas e seu repertório. Em mais de vinte anos anos de carreira, Mel com Terra já lançou 13 álbuns e um DVD gravado na cidade de Aracaju durante o Forró das Antigas em 2010.

Com a criação do grupo Som Zoom Sat em 1991 por Emanoel Gurgel em Fortaleza, inicialmente com a finalidade de administrar a Forró Mastruz Com Leite, que tocava o forró com instrumentos eletrônicos modernizando, assim, o forró tradicional, antes mesmo de sair o primeiro disco, a agenda tinha se tornado tão intensa que Emanoel Gurgel não só duplicou o número de músicos da banda, como formou mais um grupo.

Surgia assim a Mel com Terra, que seguia a mesma fórmula de forró estilizado da pioneira do forró eletrônico, e não demorou para que seu nome estranho passasse de boca em boca. O Forró Mel com Terra fez sua estreia no dia 19 de março de 1992, na cidade de Fortaleza - CE.

O Forró Mel com Terra atualmente é comandada pelo empresário Erilson Hermes de Mendonça, administrador do Grupo da Star Produções.


VI - RABO DE SAIA


Inicialmente teve em seus vocais Gleyce Costa, Eloídes, Kleber Alves e Edilson Maia. O primeiro álbum da banda lançado ainda em 1993 foi o Coisa Fôfa, Linda e Gostosa, este que saiu em LP e logo em seguida veio em tiragem de CD.

Embalada pela febre do “new forró” e principalmente pelo sucesso da sua banda irmã Mastruz com Leite, o Forró Rabo de Saia estreou e logo emplacou diversos sucessos.

Uma das músicas que marcaram o forró Rabo de Saia na década de 90 foi o seguinte refrão "É fim de semana você tá pensando em mim em todo lugar que estou quer comigo ficar”, essa canção intitulada Parceira de Forró foi uma das mais executadas na época, ficando marcada para sempre nos corações dos forrozeiros.

Além de Parceira de Forró, Coragem pra Falar (esta canção que veio para abrir o segundo LP intitulado Rato Velho) e Nossa Cama, Nosso Ninho (música presente no CD A Professora e a Palmatória) fazem parte das canções que sempre estiveram presentes nos shows e nos pedidos das rádios em todo o Nordeste.

Ao todo foram gravados 7 discos pela banda, sendo dois ao vivo e um acústico. A boa noticia para os forrozeiros de plantões em 2018 foi que a banda de forró Rabo de Saia havia retomado as atividades, matando a saudade de dançar aquele forrozinho agarradinho.  Naquela época a sua nova formação era composta pelos vocalistas Fábio Pontes, Juliana Santos e Johnny Balla.

Assim como o Forró Mel com Terra e a Banda Aquarius, o Forró Rabo de Saia é comandada pelo empresário Erilson Hermes de Mendonça, administrador do Grupo da Star Produções.


VII - KAÇA KABAÇO

Lançado no ano de 2002, pelo selo SomZoom Stúdio, o CD de estreia do Forrozão Kaça Kabaço surgia no cenário forrozeiro como mais um produto criado pela importante gravadora, considerada uma das principais divulgadoras do nosso ritmo.

Composto basicamente por regravações, o primeiro CD do Forrozão Kaça Kabaço é totalmente dedicado ao segmento pé de serra, importante vertente do nosso forró, que sempre teve o seu lugar de destaque em nosso movimento.

Os cantores que ilustram esse primeiro álbum são: Mário Augusto e Gleyce Costa, talentoso casal, que ganhou projeção no cenário forrozeiro através das bandas do Grupo SomZoom Stúdio, Mel com Terra e Rabo de Saia, respectivamente.

O Forrozão Kaça Kabaço chegou a lançar quatro álbuns todos ao vivo, porém hoje a banda se encontra extinta.


VIII - FERRO NA BONECA



O Forrozão Ferro na Boneca foi formado em 20 de julho de 2001 em Fortaleza cheio de expectativas trazendo como frente da banda o Vocalista Briola. O Ferro na Boneca trouxe como sua principal marca, o seu repertório marcante e diferenciado. Se tornando uma banda de grande admiração pelo público forrozeiro e uma legião de fãs.

Em 2007 o Ferro na Boneca passou a fazer parte da Marca Produções, que passou a administrar a agenda de shows e gerenciar o projeto Ferro na Boneca.

Em 2013 o GSR (Grupo Saia Rodada) passou a administrar a agenda e gerenciar o projeto como um todo levando a banda de vez para o Rio Grande do Norte, e trouxe esse projeto firmado com boas parcerias de nome no forró, com divulgação, marketing e assessoria diferenciados.

Em Maio de 2014 a GSR trouxe para integrar a frente da banda o cantor Assum Preto, o mesmo passou por bandas como Brasas do Forró e Cavalo de Aço.

As parcerias continuaram levando o Ferro na Boneca mais além, se apresentando nos melhores eventos e turnês pelos estados de Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas, Bahia e o Distrito Federal (Brasília). Em 2015 a Agyttus Produções entrava como parceira da GSR na administração e gerenciamento artístico da banda.

No embalo de xote e vanerão com 15 anos de história, o Ferro na Boneca já tem seu lugar de destaque no forró e em 2016 trouxe a voz marcante do Renan Moral, trazendo de volta o estilo que consagrou o Ferro na Boneca e hoje vem levando alegria para o povo forrozeiro, com sucessos que marcaram e fazem parte desses 15 anos.

São 4 discos gravados e um DVD oficial que registram toda essa trajetória da banda.


IX - CALANGO ACESO


Com mais de 20 anos de carreira e uma vasta discografia, a banda de forró cearense Calango Aceso é sinônimo de animação. Tocando de forma descontraída e com uma pegada jovem seus grandes sucessos, vem conquistando cada vez mais ao longo desse tempo uma legião de fãs por onde passa, conquistada pelas vozes dos atuais cantores.

Desde a sua criação, o Calango Aceso que pertence ao grupo SomZoom e a Forrozão Promoções, já percorreu quase todo o Brasil sempre transportando a sua alegria e a forma inovadora de se apresentar nos palcos. Em 2013, o Calango Aceso lançou um CD totalmente “ao vivo”, gravado em Recife (PE), em edição especial para os fãs e colecionadores.

Com 24 faixas dançantes, o disco faz uma viagem pelas próprias coletâneas, além de apresentar novos sucessos e um vasto repertório do forró romântico da década de 1990. Entre as canções constam a clássica de carreira “Fon-FonRom-FonFom”, “Não Deu Pra Segurar”, “Não Jogue Fora” e “Eu Sei Que Te Amo”.

Fundada em 1993, o Calango Aceso é uma das tradicionais e conhecidas bandas do cenário forrozeiro, responsável por expandir o movimento musical iniciado na década de 1990. A atual formação tem como vocalistas Jaelson Santos, Adriana Moral e Wennes Gomes, acompanhados pôr nove músicos.

O grupo cearense tem uma larga experiência nos grandes eventos do forró, defendendo a bandeira da música nordestina com as canções que fortaleceram sua carreira e marcaram a história da banda, como: Brilho do Sol; Vontade Doida; Te Espero, Nem o Mar, Nem as Estrelas; Você Decide; Greve de Amor; Mar de Solidão; Coisa Feita; Fon-Fonrom-Fomfom (atingiu a média de 200 mil cópias), além dos lançamentos: Final de Semana; É Só Me Ligar e Ponto Final.

Na bagagem um repertório espetacular que impulsiona e empolga os fãs ao ouvirem as antigas canções de sua autoria, trazendo de volta boas lembranças. Com uma pegada nova, o Calango conquista até hoje aqueles que ouvem pela primeira vez a sua batida.

Com a preocupação de levar ao público uma apresentação totalmente atualizada, o Calango Aceso tornou-se uma das mais respeitadas bandas de forró do país, junto ao grupo Somzoom de Fortaleza (CE) mediante sua história e sua produção discográfica de 11 CDs e 2 DVDs.


X - CAVALO DE PAU


Fundada em 28 de Maio 1993, a banda de Forró “Cavalo de Pau” continua com grande sucesso no norte e nordeste Brasileiro, pela maneira alegre e irreverente com que se apresentava durante as 5 horas de show de forró, com mais de 15 apresentações por mês.

Faz com que o público se delicie e dance sem parar, mantendo um repertório de qualidade. A Banda de Forró “Cavalo de Pau”, detém uma super estrutura de sonorização e iluminação particular, além de uma carreta e um ônibus percorrendo todo o Brasil. Vocalistas: Francylene,Socorro Lima e Henrique Bahia Guitarra: Marcone Baixo: Samuel Bateria: Alexandro Teclado: Lobão Percussão: Wesley Sax: Neto Trompete: Sidney Trombone: Juciano Acordeon: Eudes.

Com um nome que homenageia as crianças, pois elas costumam brincar com os seus “Cavalos de Pau”, a banda tem conquistado jovens e adultos pelo Brasil. É a prova que um trabalho sério sempre é reconhecido pelo púbico. A Banda Cavalo de Pau não se chamou Cavalo de Tróia, como inicialmente foi imaginado, mas continuou trazendo consigo o elemento surpresa. Não era um exército armado, mas uma turma equilibrada de músicos que utilizaram seus instrumentos par contagiar o público do Brasil inteiro.

A banda já tem no mercado 18 CDs lançados, além de inúmeras outras participações especiais. O público já sabe que a diversão é garantida e tem participado em massa. Tanto que, já fizeram um show para quase 25 mil pessoas em São Paulo. Entretanto, a preferência pela banda não é só na cidade da garoa. Isto porque ela conseguiu reunir cerca de 12 mil pessoas em Manaus, 15 mil em Natal e 30 mil em Santa Rita, na Paraíba. Nem mesmo os céticos podem deixar de acreditar agora, afinal, os números não mentem e o povo sabe prestigiar o que é bom.

O primeiro sucesso do Cavalo de Pau a estourar no Brasil foi a canção “Timidez” (Ferreira Filho / Rômulo César), que estava no primeiro CD, “Cão Chupando Manga”, e até hoje é lembrada pelo público e tocada nos shows pelo país. Entretanto, outras como “Bichinho de estimação”, “Nosso caso de amor”, “Promessas” e “Amor e dor”, conquistaram as pessoas.

Depois deste primeiro CD, o Cavalo de Pau, que foi fundado em Maio de 1993, já lançou o “Noda de Caju”, “Namorando pelo Computador”, “Não queira ser minha gaiola”, “Cavalo de Pau Canta Marinês”, “Doméstica” , “Cavalo de Pau Ao Vivo Volume I”, “Cavalo de Pau Ao Vivo Volume II”, “Haja ternura” entre outros.

Em 2008 foi lançado o primeiro DVD da banda, reunindo os seus maiores sucessos em um show grandioso gravado no Jacaré Pop na cidade de João Pessoa - PB e em 2015 foi realizado o segundo registro audiovisual desta vez em Fortaleza.


XI - BANDA SOM DO NORTE




Rita de Cássia e Redondo e a banda Som do Norte também foi mais uma grande banda do Grupo SomZoom. Com os irmãos Rita de Cássia e Redondo à frente da produção musical e das canções, ao todo foram gravados por ela 12 discos que contam com diversos sucessos.

Mulher de Gado, No Voo da Asa Branca, Pescador, Greve de Amor, Serpente, Brilho da Lua, Sonho Real, Nossa Canção, Desculpa Esfarrapada e tantos outros sucessos que tocavam nas rádios dia e noite, emplacando o público forrozeiro que lotavam as casas de shows para absorver as poesias em forma de canção já conhecida por outras bandas que gravavam à Rita de Cássia.


XII - FORRÓ BALAIO DE GATOS


Para Emanuel Gurgel o Forró Balaio de Gatos foi formado em virtude dos desentendimentos que eram rotineiros no convívio dos músicos, assim agora eles teriam que se adequar em saber lidar com a presença e o lado profissional da vida musical.

Assim, o Forró Balaio de Gatos gravou ao todo 5 discos que nos trouxeram alguns grandes sucessos eternizados e comumente cantados nos dias atuais por outros artistas. O LP Sangue Nordestino e os CDs 02 - Bom Pra Mais de Metro, Ao Vivo I e II e o Acústico, fazem parte da pequena, porém rica obra discográfica desta banda que nos apresentou grandes músicos como os cantores Dedé da Gota, Mary Santos e Airton Moreno.

Fonte: Last.fm de algumas bandas | Diário do Forró | "Somzoom Sat: do local ao global".