Novidades

DEMOS

No Brasil, as fitas demo, que tiveram seu auge nos anos 1990, foram importantes para a carreira de diversos artistas, e certamente com o Forró Mastruz com Leite não foi diferente. O nome “demo”, por sinal, vem de demonstration tape (“fita de demonstração”, em inglês). “Elas eram consumidas avidamente por fãs das bandas como eram, em toda sua tosquice e charme amador. Não eram só uma estratégia para se chegar a um outro estágio na carreira, eram o próprio objeto de desejo, que as bandas carregavam na mochila e exibiam com orgulho, vendiam nos shows e mandavam para serem resenhadas nos zines.” John Ulhoa, do Pato Fu.

Antes da internet, a fita demo era uma ferramenta essencial para a divulgação de um novo artista. Inicialmente em cassete, depois em CD, o cartão de visitas sonoro muitas vezes reunia gravações de qualidade precária, feitas em estúdios amadores. Se a banda tivesse sucesso, entretanto, cresciam em valor histórico. Hoje em dia, apostar em alguma mídia física não é mais necessário para chegar às pessoas da indústria, à imprensa ou ao público.

Existe um material de fita demo do Forró Mastruz com Leite, muito provavelmente da época  em que se tinha as transmissões das rádios FM 93 e Casablanca FM 101.7 da cidade de Fortaleza. Além dela, também existe um outro material ao vivo, onde conta com a participação especial do sanfoneiro Chico Justino gravado na casa de shows Gigantão da José Bastos, também com transmissão da FM 93 na época. Ambos shows são da década de 90, o que ainda no momento não conseguimos catalogar com precisão os anos das respectivas demos.

Veja, a primeira demo citada obtivemos a confirmação de ter sido distribuída para divulgação, já a Demo gravada no Gigantão, ainda estamos aguardando a confirmação. Caso contrário, ela irá para a seção de bootlegs. A fita demo que está intitulada como "Mastruz com Leite FM 95 In Concert", possuí 20 músicas no total, sendo 9 no lado A e 11 no lado B com algumas pequenas repetições. Acesse o link logo mais abaixo e obtenha todas as informações da demo tape da banda mãe.





Fontes: http://www.ubc.org.br/publicacoes/noticia/17462/minha-primeira-demo-lembrancas-de-uma-charmosa-forma-de-divulgacao
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/01/24/O-blog-que-re%C3%BAne-fitas-demo-do-rock-brasileiro

Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)