Novidades

Turnê Forró das Antigas

Turnê – Mastruz com Leite "Forró das Antigas*

Sim, mais uma vez a arte da música precisava passar por provações. Nosso querido ritmo nordestino via transformações pobres, sem sentido e que enfraqueciam todas as décadas de representatividade que tantos e tantos lutaram para que chegássemos até aqui com total esmero.

Idêntico ao que aconteceu em alguns anos atrás, os fãs - não apenas da Mastruz, e sim de todas as bandas de forró - deram à luz a um marco que até hoje persiste e que funciona como ponto de equilíbrio para distinção do bom e do ruim, o então "Forró das Antigas".



Voltamos ao lugar de onde jamais saímos, eram casas de shows lotadas, shows e mais shows Brasil à fora e um novo trabalho dando uma segunda linha a qual a banda seguiria. o CD "Em Todos os Sentidos". Sucessos como “Sei Me Cuidar”, carro chefe do disco e as canções “Bem Amada”, “Inconsolável” e “Mulherada” carimbaram nos sonhos dos fãs Mastruzeiros a vontade do registro em DVD que infelizmente não veio.

Graças a esse momento, chegou à hora de voltarmos e reconquistarmos tudo o que foi construído no século passado. A cidade de São Paulo pediu, e a Mastruz com Leite voltou para juntos com os paulistanos e nordestinos que residem por lá, comemorarem as duas décadas de sucesso da banda. Era o momento de mostrar que o foco do bom forró ainda é verbo presente.


Seguindo a tônica do "forró das antigas" foi lançada no ano de 2011 o disco "Vaquejada & Forró", esse que veio divulgar 21 belas canções - duas regravações “Coração de Pedra” e “Coração Turista” -, algumas já conhecida pelo público forrozeiro: "Conselho ao Filho Adulto", "Mulher Ingrata e Fingida", "Boi de Carro" e a obra prima "Saga de Um Vaqueiro", esta última como faixa bônus.

Disco lançado para mostrar a força da banda em composições voltadas as músicas de aboio e vaqueirama que andavam um pouco esquecidas no meio forrozeiro nos últimos tempos, onde podemos ver a força das letras dessa singularidade musical.

Nos shows o público conheceu canções como "Tum-Tum-Terê", "Promessa de Amor", "Free Lance", a já mencionada "Mulher Ingrata e Fingida", "Você Não Deu Valor" dentre outras. Além disso o público pôde conhecer a nova frente feminina da Mastruz com Leite composta pela Samara Madeira e Lívia Mara que já estava na banda cantando como Back Vocal.


Porém, precisávamos fortalecer - por mais uma vez - o nosso nome, o nosso forró, e a Mastruz com Leite como sempre impecável, lançava mais um novo disco, o CD "Na Contramão Como Preferencial". Trabalho que foi altamente divulgado, cujo findou na gravação de três videoclipes, fortaleceu a identidade visual da banda e que no final resultou na premiação de melhor CD de forró do ano.

Mais uma vez a banda mãe fortalecia o cenário nordestino com suas canções, e agora com a presença da Angélica, violinista que fez parte do corpo de músicos da banda mãe, pode-se também observar a força musical do romantismo nas novas canções.

Foi aqui que pudemos ver mais uma vez a ousadia do empresário Emanuel Gurgel, que escolheu a pequena Ingred Souza de apenas 14 anos para os vocais da banda, onde de cara encarou o desafio, recebendo inclusive em sua voz o carro chefe - "Refém Dessa Paixão" - do disco.


TV SomZoom, sites reformulados, social mídia a todo vapor, clips, singles, ensaios interativos, gravação de programas, rádios, lançamento de um livro e a volta de João Filho e Ana Amélia para os vocais, esse era o cenário dos 25 anos da Mastruz com Leite. 

Com a turnê do Forró das Antigas emplacando por diversas cidades, a agenda da banda era lotada de shows. Resultado de tudo isso foi um DVD promocional gravado em Fortaleza, cidade natal da banda, cujo o resultado só fortalecia o que este projeto tinha como premissa: resgatar o bom forró.

A SomZoom retornando ao seu lugar de principal rádio de forró e a banda mãe como principal representatividade do gênero, a Mastruz com Leite mantinha o seu lugar de destaque por onde passava. O momento era de muitos sorrisos e felicidades por saber que na roda musical o "new forró",  se ouvia e se  dançava em qualquer casa de shows do Nordeste e alguns Estados do Brasil.


A grata surpresa de ver que a vencedora Renara Santos tem total identidade com a Mastruz com Leite, mais um DVD promocional gravado e um outro trabalho acústico com o viés romântico produzido, esses atrelados à excelente aceitação da mídia e público, pudemos ver que o Forró Mastruz com Leite com quase 30 anos mantinha seu lugar de destaque.

Percebemos que o reflexo pelo retrovisor que vem lá de 1990 permanece ofuscando aos que teimam assassinar o nosso forró, e aos que acreditam no nosso ritmo, o retorno do brilho ao olhar se evidenciava. A Mastruz com Leite enriqueceu a sua vasta prateleira de trabalhos com esse novo álbum, agradando - mais uma vez - a todo o público em geral.

O amadurecimento da Ingred Souza, a grata surpresa do Vanderson Araújo como responsável por cantar os grandes sucessos de vozes masculina em conjunto com o ícone Neto Leite, e a Renara Santos que, como bem dizemos no início, somou dignamente ao corpo de vocais da banda mãe, o sucesso é sinônimo.

O que tínhamos? Apenas o simples trabalho de permanecer onde sempre permanecemos, no topo do pódio.


Como é fazer 32 anos sem nunca ter saído de "moda" e nem ter perdido a linha? Pois então, aqui chegamos. Algumas reformulações, pequenas mudanças e nada que a banda tenha passado em épocas anteriores atrapalhou, cujas as ações tenham estabelecido algo de negativo.

Vimos a realização de mais dois concursos, onde mais uma vez tivemos gratas surpresas. Larissa Ferreira e a Mara Rodrigues, somam agora ao nosso sexteto de vocalistas que neste ano de 2022 aquecem o coração dos Mastruzeiros.

Olhamos para a Mastruz com Leite e enxergamos todas as sementes que floresceram essa árvore de 32 anos e que continuam em boas mãos. Concurso para escolha das canções que serão gravadas no DVD de aniversário, e provavelmente mais novidades que estão por vir, fecham este ano e essa turnê como um brinde ao trajeto que pudemos acompanhar esse processo de muito sucesso e de muita afirmação, afinal, Mastruz sempre foi Mastruz.

Por fim, essa turnê do "Forró das Antigas" (como você poderá ver no post onde explicamos detalhadamente à respeito dele) é a que salvou legiões de fãs, de artistas - independente do gênero musical - e apreciadores da boa música, onde é certeira por essas questões, e interpretada erroneamente por outras.

Afinal, o Forró Mastruz com Leite constantemente continua a produzir novos trabalhos, belas canções, excelentes trabalhos e que por fechar-se em um nicho, dificilmente atingirá a massa como antes.



*Nome dado genericamente por nós, pois não era uma turnê propriamente dita.


Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)