ACÚSTICO IMAGINAR SAIRÁ DO AR
Infelizmente um dos mais lindos projetos do cenário forrozeiro irá encerrar.
Foi com muita tristeza que recebi uma notificação de um vídeo do projeto Acústico Imaginar. Tristeza, pois diferentemente das notificações dos vídeos que sempre fazem meus olhos brilharem, este foi um vídeo em formato de relato de um dos idealizadores do projeto, onde Marcelo Venâncio comunicava o fim do projeto Acústico Imaginar.
"Passando para dizer que no dia 07 de maio o Acústico Imaginar vai acabar no Youtube. O conteúdo que temos gravados até o ano de 2026 não sairá mais no Acústico Imaginar".
No local onde seria o novo espaço para um novo projeto do Acústico Imaginar, Marcelo relata sobre os motivos para a retirada do canal do ar. Claramente emocionado e emanando tristeza, ele lamenta o fim de algo feito com muito carinho e amor.
Essa notícia pegou toda a comunidade do bom forró de surpresa, pois o Acústico Imaginar não só fortaleceu o cenário nordestino através da exposição na principal plataforma de vídeo, trazendo grandes nomes do nosso cenário, grandes músicas, parcerias, bem como foi vitrine para aquelas pessoas que não eram reconhecidas - no sentido visual - por uma parte do público do forró.
Marcelo fala que desde o ano passado vinha recebendo algumas "chamadas" de compositores aos quais tinham suas músicas gravadas em seus projetos. Com muita sapiência, ele aborda sobre a ideia por trás do projeto, ou seja dar também cara à aqueles cantores que nos anos 90 não tinham.
"Quantas vezes eu tremo quando estou perto deles. Ter esse privilégio de tocar com eles foi muito bom."
Só quem comprava os CDs e idealizava seus ídolos nas fotografias presentes nos encartes entenderá bem sobre esse fato, bem como compreenderá o peso da existência dada aos DVD quando eram gravados e lançados. Marcelo me faz lembrar também dos meus momentos ao lado dos integrantes do Forró Mastruz com Leite, quer seja por aqueles que estão hoje na banda, quer seja por aqueles que já estiveram por lá. Sempre me tremo.
Reconhecendo a mudança do cenário de produto, em suas falas, Marcelo fala sobre o atual mercado de consumo da música, onde tudo que ele e a equipe da Imaginar sempre fazem é por amor e o acústico é uma maneira encontrada de tocar junto com as pessoas que é fã, disse Marcelo. Ele relembra do LP "Todos Cantam Rita", onde depois de 25 anos foi lançado um produto físico musical no Nordeste. Além disso, o também pianista fala sobre um trabalho que viria da poetisa através de uso da Inteligência Artificial e que agora não sairá.
Infelizmente a questão do encerramento do Acústico Imaginar no Youtube, parte do princípio da liberação para a utilização das canções nos projetos audiovisuais, onde com a SomZoom nunca teve problemas sobre isso. Marcelo diz:
"A galera da SomZoom, do Emanoel Gurgel, nunca teve um problema para gravar um conteúdo deles. Sempre nos apoiaram. Mas não são todos assim."
Além de diversos cantores gravarem as canções registradas na Editora Passaré pertencente ao Grupo SomZoom, o Forró Mastruz com Leite foi privilegiado em gravar alguns trabalhos queridos por seus fãs sobre a tutela da Imaginar Filmes. Assim foram os audiovisuais "Acústico Imaginar", o "Acústico Imaginar Pé-de-Serra" e o "Acústico Imaginar Mastruz & Cavalo".
Evidentemente que todo mundo tem o seu direito em receber por ter sua música exposta, contudo não é justo pagar apenas para um e outros não receberam. Infelizmente não conseguimos fazer mais pelo amor sem o dinheiro, disse Marcelo.
Em nome de todo o Fã Clube Arrocha o Nó, externo a minha lamentação em perdemos essa janela para o mundo ao qual o forró passa a ficar com ela fechada. Deixo aqui todo o meu agradecimento por todos os projetos - não só os relacionados ao Mastruz com Leite - produzidos por Marcelo, Kelson e sua equipe da Imaginar Filmes, saibam que nada foi em vão e somos prova disso.
Obrigado por ser um fã capaz de fazer algo para os seus ídolos, onde muitos só estiveram com diversos deles em momentos de glória, pois como dizia Ayrton Senna "é fácil ser fã quando seu ídolo está no pódio", e vocês foram provas da exceção.
Obrigado, Imaginar!
Nenhum comentário
Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)