Novidades

Biografia

Logomarca da Mastruz com Leite, Sede da SomZoom Sat, Fortaleza. 2004

Transformando o trio pé-de-serra (que consistem em acordeão, triângulo e zabumba), Emanuel Gurgel que na época trabalhava com confecções e já tinha uma banda de baile chamada Banda Aquarius, acrescentou instrumentos elétricos ao seu novo grupo, promovendo uma fusão de música tradicional e pop, criando assim uma banda que tocasse exclusivamente o forró.

A ideia foi suficiente para dar inicio ao projeto que recebeu o nome de um time de handebol comandado por ele nos tempos de faculdade que se chamava Mastruz com Leite. O time acabou e a banda herdou o nome.

O repertório da banda consistia inicialmente do bolero tocada como forró e também sucessos de ritmo existentes. Formada por Emanuel em novembro de 1990, a primeira formação do grupo foi o acordeonista Zé Wilson, os bateristas Jean e Marcelo, o baixista Bel e os vocalistas Japinha e Tony Silveira (também guitarrista).

Sentindo a necessidade de uma vocalista, Emanuel organizou um concurso para a Melhor Cantora de Forró, que revelou Beth Mota e Kátia Cilene. Logo depois, Beth saiu, substituída anos depois por Bete Nascimento. Tocando inicialmente entre as apresentações da Banda Aquarius, o Mastruz com Leite fez seu primeiro show no dia 22 de dezembro de 1990 no Mangueira Clube (Fortaleza, Ceará) antes de sair para uma turnê regional.

Com o tempo o grupo tornou-se a principal atração nas festas da capital cearense, sendo a pioneira a incorporar à sanfona, a zabumba e o triangulo aos novos instrumentos como o sax, o baixo, a guitarra e o teclado, levando para ao público uma composição inovadora e estilizada ao forró.

O sucesso veio à tona e o grupo ficou conhecido, expandindo novos contratos de shows pelas principais cidades do interior do Ceará (Quixadá, Crato, Sobral, Iguatu, Crateús, etc.), até chegar em Araripina/PE, onde ocorreu o primeiro show além das divisas do estado cearense.

Pouco a pouco a banda foi conquistando seu espaço e atendendo as pretensões de Emanuel em revolucionar os padrões do forró. A banda ficou consagrada como a maior Banda de Forró do Planeta, pela sua estrutura e por realizar cinco horas de shows direto e sem parar.

As primeiras gravações de shows do Mastruz com Leite eram feitas em um estúdio caseiro e vendidas em fita K7. O primeiro hit da banda foi "O Rei do Baralho", que recebeu boas performances de teatro e abriu caminho para o primeiro álbum, Arrocha o Nó (Continental), alcançando sucesso com "Eu Preciso de Você" (escrita por Niceas Drumont e Cecílio Nena). O segundo álbum, o disco Só Pra Xamegar (1993), teve o primeiro hit da banda, "Meu Vaqueiro, Meu Peão".

Ainda em 1993, o LP Coisa Nossa rendeu seu primeiro disco de ouro. Em 1996, eles lançaram os álbuns covers Mastruz com Leite no Forró do Gonzagão (dedicado ao "Rei do Baião", Luiz Gonzaga) e Mastruz com Leite no Forró do Jackson do Pandeiro (dedicado ao mestre do coco).

Logo, outras regiões do Brasil foram conquistadas pelo new forró e, eventualmente, os únicos três estados que resistiram à essa transformação musical foram os três mais ao sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina).

A trajetória do Mastruz com Leite movimentou o mercado regional. Em dois anos, o número de grupos de forró pulou de dois para 100, em Fortaleza. Hoje, existem na capital cearense mais de 200 bandas profissionais com CDs gravados. No Nordeste como um todo, já são mais de 500.


"Cegos que antes tocavam sanfona pedindo esmola nas ruas tornaram-se músicos profissionais", diz Gurgel. 

Aos poucos, o empresário foi estruturando novos negócios para atender às necessidades das bandas, tanto as de sua propriedade quanto as de terceiros. Assim ele cancelou o contrato da banda com a gravadora Continental e montou a sua própria gravadora, a SomZoom Stúdios.

O álbum Mastruz com Leite Ao Vivo (1997) vendeu 1.500.000 cópias. Em meados do ano seguinte, "Tatuagem" (do CD com o mesmo nome) tornou-se a música mais exibida no nordeste do Brasil. Em 1999, eles chegariam a participaram do filme Xuxa Requebra, mas no final a banda Forrototal foi a representante do ritmo nordestino.

Hoje a banda percorre o Brasil inteiro e já esteve em Nova Iorque, Stanford e Massachusetts nos Estados Unidos, além das turnês em Genebra, Suíça, Lisboa, Porto e Zurique na Europa.

O Mastruz saiu dos LP’s e entrou na onda do CD. Discos e mais discos foram surgindo, totalizando 49 álbuns gravados pela SomZoom Studio, fora os projetos paralelos lançados em parceria com gravadoras famosas como: a Sony, a Polygram e a EMI, elevando ainda mais a quantidade de CD’s lançados no mercado fonográfico.

Grandes nomes da música popular brasileira e nordestina foram homenageados pela pioneira do forró eletrônico ao longo dessa trajetória com a gravação de álbuns totalmente dedicados a eles. Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Dominguinhos, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Pinduca e Carlos Santos tiveram suas obras gravadas pela banda.

Nessa história de 32 anos o Mastruz com Leite já vendeu mais de 10 milhões de cópias, além de receber discos de Ouro e de Platina, registrando esse resultado nos principais programas de TV em rede nacional, entre eles: Faustão, Planeta Xuxa, Xuxa Hits, Falcão na Contra Mão, Jô Soares, Hebe Camargo, Clodovil, Programa Livre, Vídeo Show, Sabadaço/Band, Mulheres na Tv Gazeta, Mexe Brasil, Ratinho, Bem Brasil, Ceará Caboclo, Sábado Alegre, Forrobodó, Muito Mais, Interativo (TV Jornal-SBT/Recife), Clube Show (Band-Recife), Tribuna Show (Record-Recife), Pedro Paulo na Tv, Tony Show, Tarde Legal, Bagagge Livre, Tudo em Dia (Rede Estação-Recife) e vários outros programas nas emissoras de TV do país.

A ousadia é uma das marcas da Mastruz com Leite. Essa forma criativa de fazer a diversão do público levou pela primeira vez uma banda de forró a tocar em cima do trio elétrico no Carnaval de Salvador em 1995. A experiência adquirida reforçou convites para outras festas na Lavagem do Bonfim (BA), no Pré Carnaval de Fortaleza, na Micaredanga de Brasília (DF), Micarina (Teresina/PI) e tantas outras Micaretas espalhadas pelo Brasil com o Mastruz Elétrico.

Pernambuco foi privilegiado por duas vezes para ser palco da gravação dos dois DVD’s da banda. O primeiro projeto áudio visual do Mastruz com Leite aconteceu em Maio/2004, no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife, para uma multidão de aproximadamente 60 mil pessoas. Esse trabalho chegou à marca de 100 mil DVD’s vendidos.

O segundo DVD foi gravado na cidade de Caruaru em Junho/2007, na abertura oficial do São João e nas comemorações de 150 anos da Capital do Forró. Estima-se que compareceram para a festa um público de  100 mil pessoas no Pátio de Evento Luiz Gonzaga no dia da gravação, embalados pelos grandes sucessos da banda.

Desde sua primeira formação a banda passou por várias reformulações, entre elas a mudança de componentes. Hoje o Mastruz com Leite conta com uma família de 15 músicos e vários outros funcionários que diariamente, dão sua parcela de contribuição numa extensa maratona de 20 a 25 shows por mês. Os únicos membros da formação original a permanecer na banda são o vocalista Neto Leite e o baterista Artur César. 

Neto Leite, Daisi Albuquerque, Mara Rodrigues, Roberta Felina e Gilly Araújo juntamente com uma maravilhosa equipe de músicos que fazem a família Mastruz com Leite continuam levando essa bandeira erguida a mais de 30 anos de história.

As histórias pertencentes na vida de muitos fãs Mastruzeiros são dia-a-dia relatadas aos integrantes, aos que já passaram pela banda e aos que hoje fazem parte da família Mastruzeira. Namoros, paixões, casamentos... diversos acontecimentos embalados por inúmeras pérolas que a Mastruz com leite toca, marcado a vida de muitos que vão aos seus shows ou adquirem os seus produtos.

Atualmente a pioneira continua a ocupar o seu lugar de destaque diante destas três décadas de carreira. Contagiando crianças, jovens, adultos, idosos, pobres e ricos, sem perder a identidade e a qualidade musical. A mãe de todas as bandas - como é conhecida -, desbravou muitos caminhos, abrindo espaço para o surgimento de novos grupos até os dias atuais e sempre mantendo viva a chama dos que tanto batalharam para que o forró se tornasse o autêntico e verdadeiro ritmo do Nordeste do Brasil.

MASTRUZ É MASTRUZ !!!!

Fonte: www.forromastruzcomleite.com.br (Não está mais ativo), Revista Época e o www.allmusic.com editado pelo autor do blog.