Novidades

Turnê Mastruz é Brasil!

Turnê - Mastruz com Leite Ao Vivo*

Essa foi e é a mais lembrada por todos os fãs da banda. Após o lançamento do primeiro CD ao vivo, sendo esse trabalho pioneiro no Brasil, a Mastruz com Leite abriu fronteiras para si, bem como para outras bandas de forró, com um alcance ainda maior daquela que já havia conquistado.

Com o enorme sucesso do Circuito de Vaquejada que recebia o seu nome e com canções que foram marcadas em trabalhos antigos e que agora no mais recente trabalho colocou a banda como a mais querida e mais desejada para todos os eventos do Nordeste, tornou essa turnê a referência até para a atual fase da banda.


Sucessos como “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Os 10 Mandamentos”, “Flor do Mamulengo”, “Cabeça Com Bob's & Barriga Crescida”, “Meio Dia” dentre tantas outras canções, ainda são hoje obras conhecidas por todos que ouviram e mesmo quem nunca se deparou com algo específico da banda. O CD Ao Vivo I bateu todos os records, onde foi o álbum mais vendido da história das bandas de forró superando a marca de 2 milhões de cópias vendidas.


Segundo Ferreira Filho, produtor musical do Mastruz com Leite em entrevista realizada no ano de 2004, ele dizia na época que a banda possuía um volume de mais de 5 milhões de cópia de discos. O CD mais vendido do Mastruz foi o primeiro, gravado 1997, que ultrapassou 1 milhão de cópias. Com a pirataria, calculavam que havia ultrapassado 1 milhão e meio.

O Céu é o limite! E isso é desafio para a Mastruz com Leite, e o Brasil já não era mais sonho e sim realidade. Era hora de cruzar o Atlântico rumo a terra do “Tio San”. Depois de uma não bem sucedida viagem aos Estados Unidos em 1997 era hora de provar que o sucesso não era algo momentâneo e que a banda e o forró eletrônico chegou pra ficar.

Por conta da turnê internacional da Banda Mastruz com Leite na Europa (Portugal, Suíça, Itália) e nos Estados Unidos, também verificamos o processo de internacionalização do grupo Somzoom através do seu segmento de maior sucesso: banda de forró (LIMA, 2005).

Com a turnê “Mastruz com Leite é Brasil” a banda emplacou novos sucessos “Tatuagem”, “Forrobodó”, “Na Ponta do Pé”, “Anjo de Guarda”, “Moto Táxi”, “Menino Sem Juízo”, “Pneu Furado” e outras canções que juntamente com a turnê anterior só fizeram fortalecer ainda mais o que já que estava consolidado.


Com a segunda edição da Vaquejada em Pentecoste, e emplacando vinte álbuns no mercado, era a Mastruz com Leite quem dava as rédeas; sendo convidada a tocar agora quase que sempre em programas nacionais televisivos, entrevista em revistas e jornais e quase uma possível canção sendo executada em uma novela "global", postaram a banda como uma das principais e mais requisitadas atrações do cenário musical nacional.

A ideia do grupo Mastruz com Leite era uma experiência de um forró inovador. E principalmente, quando a banda, através de suas músicas, são tocadas na programação da Rede, significa não apenas uma questão comercial, da indústria cultural, pois o nordestino começa a consumir esse novo produto, mas também, vai ser referência para a comunidade que está fora do seu estado e região; que sente muitas saudades e que precisa de algo que reforce sua identidade. Assim como explica o produtor cultural e locutor da Rede Somzoom, Roger Martins:

(...) O grupo veio para inovar uma coisa que era mais para o nordestino que tinha ‘invadido’ o Brasil, o chamado forró. Depois veio Luiz Gonzaga, com o forró clássico, o tradicional, digamos assim. Depois década de 90 veio Emanoel Gurgel que inovou um estilo de música que só tocava no meio do ano e que passou a ser festa todo dia, principalmente, o nordestino que devido à carência que tem de não estar no Nordeste e tá lá, sente aquela saudade e o forró é a a maneira dele voltar de novo pra terra dele (MARTINS, 2003b). 

*Nome dado genericamente por nós, pois não era uma turnê propriamente dita.

Fonte: "A Produção E Circulação De Conteúdo Na Mídia Regional: O Caso Da Rede Somzoom Sat" e "Somzoom Sat: do local ao global".