Novidades

Turnê Arrocha o Nó

Turnê - Arrocha o Nó*
Na mídia televisiva era o sertanejo que dava o ar da graça com suas duplas, mas era a Mastruz com Leite que saía de lá do Ceará e que estava dando o que falar na mídia, afinal, tanta ousadia e reconhecimento de seu trabalho gerava frutos. Nessa turnê do “Arrocha O Nó” a banda se apresentou em diversos programas da TV Brasileira.

O primeiro CD produzido pela Somzoom Studio, do Forró Mastruz com Leite, chegou às lojas e vendeu, no ano de 2001, 2,5 milhões de CDs (Revista Exame. São Paulo, março de 2000). Mais de um quarto em São Paulo.

Um dos segredos de Gurgel é a Rede Somzoom Sat, mais a programação via satélite que divulga dia e noite os produtos da gravadora. Outro ponto importante são os baixos custos dos CDs que chegavam às lojas no valor de R$ 5,50, enquanto um da Banda Magnificos, da concorrente Sony, não sai por menos de R$ 12,00 (LIMA, 2005).

Somado a essa exposição, o forró cearense da Mastruz com Leite foi a primeira a tocar e puxar um bloco no famoso carnaval de Salvador na Bahia. Canções solos como “Deixa O Meu Sax Entrar”, “Milonga Para As Missões” e sucessos nacionais “É O Amor”, “Cadê Você?” e a sua maior obra na época “Rei do Baralho” e a jamais esquecida e considerada o hino do forró “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, transformaram a pioneira como a maior banda de forró do mundo.

Segundo Cleide Faria (s/d) a produção discursiva em Mastruz com Leite sobre a região, remete à discussão das imagens, da visibilidade construídas a partir de um novo contexto histórico. Mastruz com Leite está com mais de 15 anos de carreira, para muitos, um referencial, a mistura que deu certo (NASCIMENTO, 2003, p.56).



É importante observar que neste período, década de 90, o Nordeste passa a desenhar-se como um novo espaço político-administrativo, rompendo com a lógica de uma região oligárquico-conservadora. Neste ponto, se auto-afirma e se auto-apresenta como uma região em busca da valorização das suas potencialidades.

Um desenvolvimento que surge desde a introdução de novas tecnologias, como o satélite, por exemplo, a urbanização das capitais, melhorias dos portos e aeroportos, hipermercados, autoestradas, valorização do potencial turístico, ou seja, a introdução do profissionalismo.

Enquanto isso, o mundo caminhava para a chamada era pós-moderna. Por isso, que a banda Mastruz com Leite vai apresentar, através de sua música, uma nova perspectiva do forró e da região Nordeste, representando, inclusive, uma nova realidade. De acordo com Cleide Faria (s/d):

verifica-se que as imagens, os códigos e valores construídos a partir da música de Mastruz com Leite e demais bandas trazem à tona um verso cultural produzido ou recriado no imaginário político-social da região a partir de uma outra conjuntura político-econômico-social do país. Na década de 90, o Brasil já se encontra completamente adequado às políticas internacionais, à globalização.

*Nome dado genericamente por nós, pois não era uma turnê propriamente dita.

Fonte: "A Produção E Circulação De Conteúdo Na Mídia Regional: O Caso Da Rede Somzoom Sat" e "Somzoom Sat: do local ao global".