Novidades

Turnê Mastruz com Leite Elétrico

Turnê Mastruz com Leite Elétrico*

Com a mudança em muitos eventos tradicionais transformando-os em grandes festivais, foi a Mastruz com Leite que na terra do Axé, no ano de 1995, se tornou a primeira banda de forró a puxar um bloco no carnaval de Salvador.

Era a troca do RG com validade vencida por uma nova. A turnê “Meu Alimento” é plena de saudosismo. A Mastruz com Leite tinha saído da humildade para a plena humildade.

Com trabalhos mais graciosos, telas de LED, carretas e ônibus personalizados num estilo “rave metal”, e as mudanças até na disposição dos músicos no palco, aos mais atentos, era uma nova maneira de se apresentar para os contrates e ao seu público que estávamos conhecendo.

Sucessos como “Sem Direção”, “Alta Tensão” e “Coração Bandido” fizeram parte dessa turnê, onde também nos deparamos com o registro do Mastruz Elétrico, além de conhecermos a sua nova cara om uma frente de vocalistas.

O Bloco Papa Léguas - atual Bloco Papa - que é um dos mais tradicionais blocos de Carnaval de Salvador, já foi animado por grades artistas da música baiana e seu nome é sinônimo de sucesso, conforto e qualidade.

Mastruz com Leite no Carnaval de Salvador 1995

O Forró Mastruz com Leite também participou de várias micaretas tais como:  Micarina (Teresina - PI), Micarecandango que acontece nas orlas de concreto do Distrito Federal, Lavagem do Bonfim (Salvador – BA) e no Pré-carnaval de Fortaleza.

Tardiamente, mais precisamente em novembro de 2006, a Mastruz com Leite viria subir por mais uma vez em um trio elétrico desta vez na cidade pernambucana de Toritama (conhecida como a cidade do jeans). Esse evento gerou um novo fruto discográfico promocional, o "Mastruz com Leite - Elétrico".

Fazem parte deste trabalho os sucessos como "A Praia", "Parceira de Forró", "Menino Sem Juízo", "Teu Silêncio", "Lição de Vida", "Razões", dentre outras pérolas que da carreira da banda mãe.

Mastruz com Leite em Toritama 2006

Puxando o bloco estavam: Bete Nascimento, João Filho, Kátia Cilene, Ana Amélia, Herbert Lopes, Ivanildo Neves, Faísca Bass, Ray, Thiago Carvalho e outros músicos queridos que fizeram parte da família Mastruz com Leite, marcando mais um momento histórico nessa trajetória de 30 anos.

Durante essa fase nos anos 2000, muitas das bandas de forró começaram a dividir as atenções com outros artistas não tradicionais do carnaval, algo que fez desses shows produtos audiovisuais.

Em maio de 2007, na gravação do seu segundo DVD, Bete Nascimento levou ao palco Luiz Gonzaga em Caruaru a canção "Sou Mastruzeiro", mostrando que essa era a tendência no momento para as bandas de  forró.

Sou Mastruzeiro - 2º DVD Forró Mastruz com Leite - Caruaru-PE

Corriqueiramente, o Forró Mastruz com Leite tem participado de outras festas carnavalescas durante os meses de fevereiro e março tocando seus e outros grandes sucessos em ritmos de axé, em especial nas cidades do Estado do Maranhão.

Esse é um projeto que gera bastante discussão no meio musical, cujas condições que transformam as festas juninas em festivais com a presença de artistas de outras searas musicais, dividindo palco com bandas tradicionais, de certo modo enfraquece - trios pés-de-serra - aos que muitas das vezes são apenas lembrados por administrações públicas e privadas à se apresentarem nesse período.

De  toda maneira, é importante ter maturidade em absorver essa "mistura" de ritmos, e que assim, certamente veremos mais e mais vezes a Mastruz com Leite Elétrico acontecer.


*Nome dado genericamente por nós, pois não era uma turnê propriamente dita.