Novidades

Turnê Canecão - Rio de Janeiro-RJ

Fonte: Facebook Mastruz com Leite em Arquivo
Com uma composição inovadora, a banda Mastruz com Leite introduz novos instrumentos (eletrônicos) à sanfona, ao zabumba e ao triângulo, modificando os padrões do forró, tornando-o “estilizado”. Era o “New forró”, ou “forró industrializado”, “forró estilizado”, “forró eletrônico” ou até mesmo, “forró plastificado” – como queiram – o importante é sabermos que nascia uma nova ideia que revolucionaria o forró. Esse ritmo foi responsável pela renovação do estilo da música Popular Nordestina (LIMA, 2005).

Do Mangueira Clube no Ceará para o reconhecimento na região sul do Brasil. Mais uma vez o nosso forró venceu, e junto a ele estavam tantos e tantos sonhos daqueles que desbravaram esta região em busca de uma vida melhor. A Mastruz com Leite foi mostrar para todos que o legado do Mestre Luiz Gonzaga, falecido no ano anterior à sua criação, continuava, e assim evidenciava por mais uma vez o forró como símbolo de nordestinidade.

"O sucesso é tanto que a banda Mastruz com Leite já em placou um hit na parada carioca "Meu Vaqueiro, Meu peão" - e se apresentou no Canecão, a casa de show mais badalada do Rio. O Mastruz é apenas um das sete bandas da empresa Somzoom, de Fortaleza, a capital do forró.

Potência no gênero, a empresa pertence a Emanuel Gurgel, e reúne além das bandas, uma gravadora, uma editora e uma rádio, a Casablanca FM. Patrão das bandas, ele mantém com seus músicos, uma relação diferente de qualquer outro empresário: paga a cada músico como se fosse um funcionário. O salário depende do sucesso da banda em que o músico toca. Um músico da Mastruz recebe US$ 120. Os integrantes das bandas menos badaladas recebe US$ 60 as que estão iniciando, US$ 30.

Na verdade, os shows dessas bandas são o que podemos chamar de bailes. A Mastruz, por exemplo, é composta por 13 músicos que se revezam no palco durante as cinco horas de show, que nunca tem um público inferior a 4.000 pessoas. O cachê, que vai todo para o bolso de Gurgel, fica entre 6.000 e 20.000 reais.

Outra curiosidade, é que os discos dessas bandas não têm as fotos dos músicos na capa. O que vale é o nome. E como cada uma tem um número grande de integrantes, é possível rolar um show da Mastruz em Fortaleza e no Rio de Janeiro ao mesmo tempo. Além disso, se um músico não se comporta bem ou exige um salário mais alto, é colocado de castigo pelo dono em outra banda, de menos sucesso."

A banda mãe carregava sonhos, vontades e desejos que por fim foram realizados. Do palco do Canecão em um show histórico com direito a produção da ArtWay,  patrocinado pela Prefeitura de Campina Grande, ao palco do programa Domingão do Faustão, da então - e porque que não dizer até os dias de hoje - maior vitrine televisiva do país.


DVD Duplo - Forró Mastruz com Leite Ao Vivo no Canecão*



Com Emanuel Gurgel na direção geral e de direção artística por conta de Walter Lacet que trabalhava na TV Globo desde 1964 e a coreografia idealizada pelo renomado bailarino, dançarino, coreógrafo e professor brasileiro, Jaime Arôxa, o show no canecão foi um sucesso; o que viria depois seria apenas uma consequência, forte e ungida pelas sabedorias deixada pelos grandes Mestres do forró, algo identificada na produção fonográfica da banda, em sua construção fonográfica e na empatia vista naqueles que iam aos seus shows.

A representatividade do Forró Mastruz com Leite era tamanha, que os músicos foram hospedados no luxuoso Hotel Copacabana Palace.


Fonte: Revista Manchete,17 de setembro de 1994 | "A Produção E Circulação De Conteúdo Na Mídia Regional: O Caso Da Rede Somzoom Sat" e "Somzoom Sat: do local ao global". 

*Imagem meramente ilustrativa