Novidades

INGRED SOUZA SE DESPEDE DO FORRÓ MASTRUZ COM LEITE

Ingred Souza

Depois de quase uma década na banda, a cantora Ingred Souza informa o seu desligamento do Forró Mastruz com Leite.


Os fãs Mastruzeiros foram pegos de surpresa no dia de ontem (26 de agosto de 2022) com uma notícia com a qual não esperavam, pois a amável cantora Ingred Souza informou em seu perfil oficial no Instagram que está se desligando dos vocais do Forró Mastruz com Leite, após quase dez anos de grupo. Em uma na nota oficial, a cantora disse:


Ciclos se encerram, e hoje estou encerrando o meu ciclo na Mastruz com Leite. Foram 10 anos de muito aprendizado, muita luta, e hoje eu vejo que tudo foi necessário para eu me tornar quem eu sou hoje. Afinal, coisas boas se vão, para que coisas melhores possam vir. Vou sentir saudade de vocês, mas a gente se encontra.


Apresentada oficialmente no dia 12 de janeiro de 2013 para o público forrozeiro no “Forró das Antigas” que aconteceu no Delícias do Sertão e na casa de shows Faroeste, (ambas localizadas na cidade de Fortaleza), a ainda adolescente Ingred Souza soltou sua voz pela primeira vez nos vocais da maior banda de forró do mundo. Em um cenário repleto de incertezas por causa das novas abordagens de se fazer forró, a cantora chegou com pouca idade, mas com uma imensa maturidade com a qual sempre obteve destaque em um mar de dúvidas do seguimento da banda mãe diante das transformações musicais da época.


Ingred Souza


Mesmo com a pouca idade, Ingred já colecionava experiência e bagagem vocal ao participar de grupos musicais e bandas bailes em sua cidade natal, Novo Oriente, no interior do Ceará. Vinda de uma família bastante humilde da zona rural do município de Novo Oriente, próximo ao açude Flor do Campo, o seu pai conhecido como Senhor Maneus era dono de um bar, e já antes de integrar na banda mãe a jovem cantora participava de grupos de seresta desde então, colocando como desejo o de ser uma cantora de forró profissional. E assim para a nossa felicidade aconteceu!

O grupo ao qual ela fez parte tinha o nome de Alto Som, onde cantava nos finais de semana com aproximadamente 10 anos de idade (esse grupo era formado por membros de uma família, com exceção dela e do guitarrista). Já aos doze anos, Ingred deixou de fazer parte do Alto Som, onde tempos depois um amigo de seu pai o convenceu a apresenta-la para um grupo de empresários do Forró Mastruz com Leite, neste caso era o produtor e compositor musical Ferreira Filho. E assim começava-se uma linda história de quase dez anos.

Depois de uns dias desse encontro, o empresário Emanuel Gurgel entrou em contato com os pais daquela jovem cantora que ficaria no Mastruz com Leite por quase uma década. Na ocasião, Emanuel solicitou que a Ingred gravasse um disco, algo em torno de quatro músicas, como uma espécie de exercício a ser avaliado. O empresário continuo a persistir que ela e seus pais fossem para Fortaleza, algo que na época demorou por causa dos preparativos do casamento da irmã da pequena cantora.

Àquela lição serviu como uma grande escola e vitrine para o produtor musical da Somzoom, o Ferreira Filho,  descobrir esse talento que recebeu de imediato o aval positivo do empresário Emanoel Gurgel durante as audições, e como foi dito anteriormente, estreando em janeiro de 2013. Por ser menor de idade, Ingred Souza seguia viagem acompanhada de sua mãe Dona Antônia, que a acompanhou até completar seus dezoito anos, onde sempre foi bem acolhida com bastante carinho e bem recebida por todos os integrantes da banda e fãs da banda.

Para que seu sonho pudesse se tornar real, a querida cantora interrompeu os seus estudos aos 14 anos para compor o time de vocalistas de uma das maiores bandas de forró de todos os tempos. Ingred havia cursado até então apenas o ensino fundamental, mas garante que não se arrepende, e conta que apesar da agenda apertada tentou estudar na estrada para minimizar o impacto dessa mudança em sua vida.


Eu queria muito poder concluir os estudos, mas não dar para conciliar. Então, tive que fazer uma escolha, e, a música falou mais alto. Mas sempre estudo no hotel, ônibus. É preciso sempre está estudando alguma coisa, não pode parar, literalmente.


Desde a sua chegada na banda muito se foi construído e conquistado. A cantora sempre se manteve bastante segura e dona de um domínio que vai além de sua maturidade particular, vide a sua postura, algo sempre elogiado ao dosar os aspectos profissionais e pessoais. Como o carro chefe do Mastruz com Leite naquela época em que ingressou na banda era o de buscar reconquistar tudo o que estava sendo engolido pela má qualidade no forró - e por isso o surgimento do Forró das Antigas tem um papel importantíssimo -, a priori, Ingred dividia com a Eryka Meire os grandes sucessos de outrora da banda. Contudo, foi com o lançamento do disco "Na Contramão Como Preferencial" que sua marca ficou registrada na memória dos fãs, mostrando para todos que o processo ali era capaz de continuar.



Nesse 46º CD lançado pela pioneira do forró eletrônico, os singles "Refém Dessa Paixão" e "Versos Dessa Paixão" - ambas de autoria da compositora Paula Santiago - foram importantes para a sua apresentação aos olhos do público forrozeiro. Mais do que duas simples canções, ambas marcaram também o retorno da produção de videoclipes do Forró Mastruz com Leite, além de brindar o trabalho como o de melhor disco de forró do ano eleito em votação popular. Esse primeiro desafio foi vencido com total aceitação e as incertezas foram jogadas ao léu, vide os inúmeros pedidos até os dias de hoje para que ambas canções pudessem sempre que possível estarem no repertório de shows.

Depois dessa conquista ela passou a experimentar novas batalhas, pois o sucesso do projeto Forró das Antigas fez com que não só a banda pioneira, bem como outras grupos de forró que buscavam manter sua essência longe da vulgaridade e músicas de sons questionáveis, voltasse à atividade, rodando o Brasil inteiro para a alegria e felicidade da nação forrozeira. Desse modo, a agenda de shows do Forró Mastruz com Leite não parava, e a vida na estrada só fazia aumentar o saudade de casa, dos pais, dos amigos e da família, mas mesmo assim Ingred manteve-se firme na realização de seu sonho.

Com o sucesso popular do Projeto Forró das Antigas estabelecido o Mastruz com Leite voltou a expandir-se com novos trabalhos, assim a Ingred participou da gravação do CD e DVD promocional ao vivo na cidade de Fortaleza no ano de 2016. Com ela estavam nos vocais os cantores João Filho, Ana Amélia, Raynner Rilker e o Neto Leite, ambos como sempre bem acompanhados por um grupo de músicos que fizeram com que o espaço do Clube do Vaqueiro naquela noite ficasse pequeno. Nesse DVD, Ingred deixou a sua marca interpretando os sucessos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Tatuagem" (ambas de Rita de Cássia), "Razões" (Ferreira Filho) e "Noite Fria" (Didi Barros).


Ingred Souza


Com o Forró das Antigas assegurado, Ingred pode participar também de muitas outras apostas da SomZoom para a marca Mastruz com Leite, e uma delas certamente foram as livestream que mostravam os preparativos da banda com os seus "Ensaios Interativos", antes mesmo de nos acostumarmos com as transmissões nesses anos de Pandemia. Além disso, Ingred também está presente nos documentários "Canto dos Contos" e no "Vou Pedir Licença para Contar a Minha História" lançado tempo depois. Não podemos esquecer que o Songbook "Aprendendo a Tocar os Sucessos do Mastruz com Leite" foi produzido e lançado também nessa sua passagem pela banda mãe. Era impossível não ir aos poucos desenhando a sua trajetória com a banda, equiparando-a, com as suas devidas proporções, à passagem da cantora Kátia Cilene que assim como ela entrou ainda praticamente criança na banda e construiu um legado até hoje aclamado por nós.


Kátia Cilene e Ingred Souza

De volta aos estúdios e aproveitando essa proposta de unir transmissão com gravação, o Forró Mastruz com Leite gravou o seu disco Promocional no ano de 2017, onde a Ingred tinha como colegas de vozes os cantores Ana Amélia, João Filho, a recém chegada Renara Santos, Vanderson Araújo que também tinha entrada na banda naquele ano e o veterano Neto Leite. Nesse projeto, Ingred deixou marcada em sua doce voz os sucessos "Medo de Te Perder" (Rita de Cássia), "Meu Cenário" (Petrúcio Amorim), "Razões", "Pneu Furado" (Sirano), "Princípio, Meio e Fim", "Espaço Sideral", "Flores e Espinhos", "Sonho Real", "Tatuagem"(ambas de Rita de Cássia) e "Meu Travesseiro" (Luís Fidélis e Danilo Lopes).


Mastruz com Leite


Já no projeto intimista “Acústico Imaginar” gravado no ano de 2018, pudemos ver a beleza das canções do Mastruz com Leite agora em uma nova roupagem e com muita delicadeza interpretativa a jovem cantora soltou sua brandura através de seu talento agora mais do que amadurecido, cantando os sucessos "Sonho Real", "Tudo Era Você", "Flores e Espinhos" (ambas de Rita de Cássia) e "Refém Dessa Paixão".



Foi nesse mesmo ano que a banda gravou mais um DVD promocional e um CD oficial, o bem visto e requisitado em períodos juninos “São João de Todos os Tempos”. Nele, Ingred cantou os sucessos "Flor do Mamulengo" (Luís Fidélis), "Tatuagem", "Anjo de Guarda", "Noite Fria", "Leito de Saudade" (Ferreira Filho/Rômulo César/Cláudio Mello), "Ô Peste" (Luís Fidélis), "Alta Tensão" (Ronaldo de Castro/Kátia di Tróia). Em seguida, no ano seguinte, Ingred gravou também o MP3 "Terapia - Forró Sem Efeito Colateral", onde interpretou diversos sucessos da história dessas três décadas de grupo.



Para chegar até aqui nada foi fácil, e para seguir com a sua carreira no meio musical lá no início, a cantora precisou passar pela aprovação de seus pais. Ingred conta que embora receosos por largar os estudos, seus pais deram força e apoio para que ela alcance o seu objetivo. "Eles sempre souberam que era isso que eu queira, então, me apoiam, e estão sempre comigo na estrada. Quando minha mãe não pode ir, meu pai vai", explicou a cantora na época que entrou na banda. Lá no início, a Dona Antônia ressaltava sobre o apoio que dava a filha para a realização do seu sonho. "Ver a Ingred cantar desde muito pequena, é uma grande alegria. Resolvemos dar força para ela seguir sua carreira", conta a mãe. "O pai dela, não a deixa viajar sozinha, então, quando ele não vai, eu vou", dizia, orgulhosa.


Ingred Souza
Dona Antônia e Ingred Souza

Nesse período Pandêmico com o qual convivemos, Ingred nos deu a imensa graça de sentirmos esperançosos por dias melhores ao poder vê-la junto ao Mastruz com Leite nas transmissões de livestream “Encerramento dos Festejos Juninos”, “Show do Bem”, “A Minha, A Sua, A Nossa História”, na do projeto “Todos Cantam Mastruz”, “Esquenta São João Super Lagoa” e na do “Serra de São Bento” nos anos de 2020 e 2021. Tão importante quanto, porém mais apreciativo aos desejos de fãs, estavam os nossos corações ao sermos surpreendidos com o lançamento do belo DVD “Acústico Tempo Pra Tudo”, para esse projeto Ingred ficou com a responsabilidade de eternizar nesse trabalho as pérolas "Razões", "Se Lembra Coração" (Ferreira Filho/Luís Fidélis) e "Barreiras" (Rita de Cássia).


Ingred Souza

Agora em 2022, Ingred entrou com o Mastruz com Leite novamente em estúdio para gravar o disco que homenageia a poetisa do forró eletrônico no brilhante trabalho “Mastruz com Leite canta Rita de Cássia”. Assim ela cravou sua mansidão nas músicas "Quem Ama Não Faz Sofrer", "Cara de Pau", "Passos Na Areia", "Não Brigue Comigo", "Vou Te Sequestrar" e "Nossa Canção". Como último trabalho nessa sua passagem na banda mãe, a pequena gigante gravou agora em 2022 o DVD promocional “Rolê Junino”, cantando e encantando nas faixas "Rolê Junino", "Explodindo de Paixão" (Rita de Cássia), "Ô Peste", e "Passeando Pelo Sertão" (Rita de Cássia).



Em uma entrevista da época que ingressou na banda, a menina Ingred Souza que já interpretava com muito talento músicas que são sucessos na história do Mastruz com Leite e ganharam novas digitais, ressalta sobre essa responsabilidade na manutenção de seu legado. "Quando a banda surgiu, eu não era nem projeto. É uma responsabilidade muito grande, e ao mesmo tempo um grande prazer fazer parte desse quarteto", contava na época a menina que ao lado de Raynner Rylker, Eryka Meire e Neto Leite, faziam à frente dos vocais, e se quer talvez poderia imaginar da imensidão que conseguiria construir como cantora.



Colegas de profissão e parceiros de bandas usaram seus perfis em redes sociais para prestar homenagem a princesinha do Mastruz com Leite, entre eles vale ressaltar o depoimento da back-vocal Meire de Castro, parceira de quartos nessas andanças por esse imenso país. Bastante emocionada, Meire disse:


Acabei de saber que a minha companheira de trabalho, de quarto, se desligou da banda. Foi muito bom os dez anos que passamos juntas meu amor, mas eu vou sentir muitas saudades. Eu desejo toda a felicidade do mundo para você. Quero que você seja muito feliz e realize todos os seus sonhos. Quando eu for ouvir "Noite Fria", "Razões" vou lembrar demais de você. Te amo minha pequena. Você é uma princesa, você é luz! Você vai brilhar muito! Um xero bem grande minha princesa.


Ingred usou o seu perfil no Instagram para soltar alguns vídeos explanando sobre o seu desligamento. Segurando a emoção, ela informa que o vídeo foi gravado dias antes da divulgação da nota.


Apesar de alguns rumores que davam por certa a sua saída, nós do Fã Clube Arrocha o Nó jamais cogitávamos ser algo verdadeiro, afinal, doía o coração em pensar na possibilidade da nossa menina se despedir. Sim, nossa menina, e assim  será sempre lembrada. Escrevo isto sem quaisquer invencionices, vide que não apenas nós que somos membros a olhamos desse modo, como também amigos e familiares de mais idade que acompanharam sua passagem na banda se acostumaram a trata-la desse modo.

Há um berço do qual você jamais sairá Ingred, e ele é o nosso abraço caloroso e cheio que transborda muita emoção e agradecimento por tudo que você fez nesses seus anos de Mastruz com Leite. A forma como você manteve-se segura e equilibrada mesmo tão jovem, independente de temermos o futuro do nosso forró naqueles anos iniciais, você sempre se postou tão sagaz  e dona de uma sabedoria de que assim como este forró renasceria das cinzas, existia uma certeza em sua caminhada como uma grande cantora da música popular nordestina se tornaria. Não existe nenhuma lacuna a ser completada Ingred, todos os espaços foram preenchidos e estamos muito felizes por isto.

As páginas podem ser infinitas e as palavras possuírem um fim, porém unindo-as, usamos deste espaço para deixarmos o nosso agradecimento, claro, Deus sempre em primeiro lugar por ter proporcionado tudo isso que vivestes, aos seus pais que carregaram no espirito a humildade que só eles saberiam por em palavras aqui o que tudo isso representa, e a mais bela das belas formas de expressão artística que é a música, por ter permitido que sua voz, carisma, doçura, meiguice e talento, pudessem chegar até nós.

A Ingred Souza chegou no Mastruz com Leite para gravar discos, DVDs, participar de projetos de transmissão on-line, gravar videoclipes, cantar sucessos e dar sua cara a eles e escrever o seu nome na história da banda, mas a menina Ingred Souza ficará cravada em nosso coração como alguém onde hoje se vai da nossa banda querida, contudo, permanecerá para sempre na nossa memória. Mais do que contribuição, seu legado será eterno para que hoje e todos os dias que virão possamos estar aqui falando não somente do passado da banda, mas sim do seu presente que você ajudou a permanecer vivo. Você jamais será um ato relembrado, você será para sempre o nosso presente dado pelo casal Maneus e Antônia que guardaremos sempre em uma caixinha em nosso baú de memória ao ver e ouvir tudo que você fez.


Ingred Souza

Já estamos ansiosos em te ouvir novamente, seja onde for, conte sempre conosco. Obrigado minha menina, obrigado Ingred Souza.


Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)