Novidades

ONDE SERIAM OS DOIS DVDS DO MASTRUZ COM LEITE SE FOSSEM FEITOS POR NÓS

Mastruz com Leite em Aracaju

02 - Onde seriam os novos produtos audiovisuais do Forró Mastruz com Leite se fossem feito por nós?


Dando continuidade ao nosso quadro COMO SERIA SE FOSSE FEITO POR NÓS?, neste artigo será abordado sobre as escolhas dos dois possíveis locais de gravação dos materiais audiovisuais do Forró Mastruz com Leite. No primeiro artigo foi dada uma introdução sobre a idealização desse projeto, onde explicamos sobre a necessidade de serem dois projetos audiovisuais distintos e agora argumentarei sobre a escolha dos locais em que seriam cogitados para receberem as gravações desses dois produtos.


Leia aqui a primeira parte


Reforçando no que foi dito na primeira parte esses projetos seriam divididos em um voltado para o grande público, aquele que casualmente acompanha o trabalho do Forró Mastruz com Leite e um outro voltado para os fãs mais fieis, cativos e seguidores, aqueles que estão no dia a dia com os acontecimentos da banda mãe e por que não dizer, são tão conhecidos por eles como tão bem os conhecemos.


Uma das certezas quanto a escolha do local e certamente de comum acordo é que ambos devem ser realizados na região Nordeste. Apesar do Mastruz com Leite já ter conquistado o Brasil de Norte a Sul em sua longa trajetória, conhece-se à lógica a qual é na região Nordeste onde está o seu verdadeiro pilar. Àqueles que assim como os seus representantes de um povo ajudaram a construir o Brasil, ainda aqui permanecem os seus representantes, cujos são apreciadores de sua musicalidade.


Talvez seja necessário escrever esse parágrafo para deixar bem claro que, buscando um trabalho efusivo e com um investimento considerável por trás, ao menos um desses dois projetos tem total capacidade de ser feito em qualquer outra região. Basta fazer um exercício de repercussão sobre a banda quando ela volta ao Norte ou na região Sudeste, onde nesta última região, em especial no Estado do Rio de Janeiro, quando há algum evento em que ela se apresenta na Feira de São Cristóvão é certeza de uma noite inesquecível.


Sendo assim, criei alguns critérios (sem retirar o ideológico capital) para determinar a escolha dos dois locais de gravação indo além da simplicidade como "a banda é daqui" ou "aqui é onde tem mais fãs" do Forró Mastruz com Leite. Um desses critérios foi o de pensar na geografia da região Nordeste, pois já que somos o território brasileiro com mais Estados, nada mais justo de possibilitar a ida dos admiradores da banda para esses eventos semelhante aos DVDs que foram gravados em Pernambuco.


Para quem não se lembra, em 2010 o terceiro DVD com a presença de público do Forró Mastruz com Leite seria gravado na cidade de Fortaleza, o que se repetiria no ano de 2020, contudo, em ambos os casos as gravações não foram realizadas por situações distintas, o primeiro por troca de vozes e o segundo por causa da Pandemia.


Para o produto audiovisual com o foco no grande público e cogitando ser na cidade de Fortaleza (Ceará), onde está a sede da SomZoom, talvez o primeiro quesito a ser levantado seria a facilidade da logística de gravar-se o produto naquela cidade (estrutura, capital e outros quesitos determinantes de valores). Revendo e conhecendo alguns trabalhos de artistas da classe que gravaram alguns produtos por lá, sendo este audiovisuais disponibilizados em seus canais no Youtube, cheguei a uma conclusão que o estacionamento da Arena Castelão (ou o próprio estádio) fosse o melhor local para a sua realização. Entretanto, considero a localização da cidade como geograficamente complexa, o que talvez ficaria focado no público daquela cidade e municípios vizinhos.


Além desse fator de localização, outra característica que julgo importante é o público. Dizem que santo de casa não faz milagre, e no meio artístico é muito comum observamos uma valoração por parte do grande público para artistas de outra cidade do que os pratas da casa, nada diferente do que existe no ramo da música. Veja, não quero dizer que o público cearense não valoriza o Forró Mastruz com Leite, mas sim constatando a falta de valor ao qual serve para outros âmbitos, ganhando importância muitas das vezes quando esse se torna midiático. Também não posso deixar de fora a minha percepção empírica, pois foi sem muito auê a apresentação da banda por lá quando estive presente. Sim, apenas um show, mas duvido ser diferente se fossem em outros dez.


Essa vivência de anos, além de ter acesso a muitas outras pessoas fãs da banda, principalmente pelo cenário do último período junino, posso aqui cravar sem medo que dentre as capitais do Nordeste a capital que merece ser o local para gravação de um audiovisual contendo apenas os grandes sucessos da banda sem sombras de dúvida é Aracaju (Sergipe). Se julgarmos, claro, pelo número de municípios em que a banda se apresenta, a Bahia seria essa localização  consequentemente Salvador , entretanto, tudo o que foi ouvido e principalmente visto é a existência de um público de pouco astral, baixa animação e unicamente preocupado em fazer registros fotográficos, gravar vídeos e mostrar esta presente; uma presença vazia. Faço um parêntese para o que vi no Ticomia em Ibicuí (Bahia), o que me fez relembrar de como o Mastruz com Leite era amada naquele Estado. Isso também foi visto em outros locais famosos por nomes midiáticos, já em outras capitais também falta um local para receber algo de tamanha envergadura.


Mastruz com Leite em Aracaju
Mastruz com Leite em Aracaju 2022

Foram diversos shows transmitidos ao vivo, vídeos em perfis sociais da banda, onde era inclusive necessário fugir o foco da frente do palco decorrente da baixa animação por parte do público presente. Olha, isso aqui se eu der continuidade levaria esse post para lá de 100 páginas, mas para defesa do argumento na base da escolha por Aracaju, basta fazer uma busca rápida pelo show do dia 01 de junho do ano passado na capital sergipana, conversar com quem esteve por lá, com músicos da banda ou até se possível for, assistir shows de outros artistas que em Aracaju se apresentaram nesse período junino. Quanto ao fator geográfico, além claro do público local, Sergipe AINDA continua a viver o Forró Mastruz com Leite como sempre foi e detém –  não dá boca pra fora – que Sergipe é o país do forró.


Mastruz com Leite em Aracaju
Mastruz com Leite em Aracaju 2023

Definido o audiovisual com público, já para a gravação do outro produto, esse com foco para os fãs mais cativos, a questão geográfica é outra  quanto ao público esse fator pode ser desconsiderado, afinal, estamos falando dos fãs seguidores da banda mãe , menos preocupante e mais privilégio por ir em busca na realização de um sonho: participar da gravação de algo ao vivo de seu artista preferido.


Aqui não há a necessidade de algo grandioso no sentido espacial, podemos inclusive usar os diversos DVDs produzidos e gravados pela MTV chamados de Unplugged ou como ficaram conhecidos aqui no Brasil, s discos acústicos. Não, a ideia não é ser um produto acústico, mas sim que não seja feito necessariamente em um local que necessite de uma alta capacidade de área, podendo ser realizado em um estúdio até em um teatro, mas essa especificidade ficará para a continuação desse quadro em um próximo post.


Apresentados esses argumentos a cidade de Fortaleza se mostra como ideal, inclusive abrindo possibilidades para translado de possíveis convidados locais (assunto para mais a frente), brindando-a como recebedora dos já presentes fãs fortalezenses e dos que irão se deslocar de outros Estados para celebrar o dia e ter marcado em sua vida. Por que não dizer, a noite em que será o maior reduto de fãs do Forró Mastruz com Leite reunidos.


Logo, Aracaju seria o local escolhido para a gravação do produto audiovisual com o grande público, já Fortaleza a capital que seria gravado o trabalho contendo a presença dos fãs seguidores da banda. No próximo texto iremos aqui selecionar em qual local específico seriam gravados esses trabalhos, tanto em Aracaju, bem como na cidade de Fortaleza e dando continuidade a esse quadro que estou curtindo fazer.

Nenhum comentário

Muito obrigado pela sua participação neste post. Seus comentários serão avaliados, e se aprovados, logo aparecerão aqui. Lembrando que comentários anônimos são considerados spam. :)